Nesta quarta (21) será celebrado o ‘Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência’ e na Serra, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município vai ter mais um motivo para comemorar a data: em parceria com a Prefeitura da cidade, vai acontecer uma solenidade para a assinatura de liberação de recursos de quatro projetos que serão implementados na instituição.
O evento acontece em parceria com a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Concase).
+ Bairro da Serra terá investimento de quase R$ 900 mil para construção de campo de futebol
De acordo com as informações, a cerimônia será às 8h30, na Apae, e na ocasião serão assinados os Termos de Fomentos dos projetos aprovados pelo Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) da Serra, voltados para orientação vocacional, apoio ao autista, atividades educacionais e arte e dança. Ao todo serão destinados R$ 698 mil para as atividades.
Durante o evento, o grupo de teatro Abram as Cortinas, formado por crianças e adolescentes da associação, fará uma apresentação especial. Além disso, na solenidade estarão presentes diversas autoridades, como por exemplo prefeito Sergio Vidigal representantes da Semas, da Apae, assim como dezenas de famílias atendidas no local.
Projetos aprovados na Serra
Os projetos aprovados pelo FIA são: Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Autista (PAD), com atividades para crianças e adolescentes com espectro autista (120 crianças); Capacitar para Incluir, com orientação vocacional e também com foco na inclusão digital (80 crianças); Conscientizando e Incluindo para o Futuro, com atividades educativas (80 crianças); e Arte e Dança (80 crianças).
O gerente administrativo da Apae Serra, Carlos Augusto Brommonschenkel Junior, evidenciou a importância da aprovação dos projetos, que vão apoiar diretamente 330 crianças e adolescentes, de até 17 anos.
“A prefeitura já é uma grande parceira da Apae e esses novos projetos agregam mais e vão fortalecer nossas atividades, melhorando e fortalecendo, sem dúvida, a vida das crianças e adolescentes que atendemos”, relatou Carlos.
Carlos Augusto acrescentou que a associação atende 180 autistas e o projeto Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Autista será o pontapé inicial de um projeto maior que está sendo desenhado.
“A ideia é implementar o PAD e depois nos tornarmos um Centro Especializado ao Autista. Temos atualmente nosso atendimento de rotina a esse público, com fonoaudiólogo e fisioterapeuta, por exemplo. Mas, como centro especializado, entregaremos mais e melhores serviços”, disse o gerente administrativo.
Confira os detalhes do evento
Evento: Assinatura dos Termos de Fomentos dos projetos aprovados pelo Fundo para a Infância e Adolescência (FIA)
Data: 21 de setembro
Horário: 8h30
Local: Apae da Serra
Projetos aprovados:
Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Autista (PAD);
Capacitar para Incluir;
Conscientizando e Incluindo para o Futuro;
Arte e dança (80 crianças).