Conceição Nascimento
Com a definição do resultado das eleições municipais, as atenções no meio político se voltam para outra disputa, a da Mesa Diretora da Câmara da Serra. Apesar de ser considerado cedo para vereadores falarem abertamente sobre o assunto, nos bastidores, as conversas seguem em ritmo acelerado.
Nos encontros até então realizados entre vereadores veteranos e recém-eleitos, quatro nomes despontam como fortes candidatos: Luiz Carlos Moreira (PMDB); Guto Lorenzoni (PP); Miguel da Policlínica (PTC) e Alexandre Xambinho (Rede). Todos são da base de aliados do prefeito Audifax Barcelos (Rede). Apesar de haver movimentação forte por parte de vereadores de oposição ao prefeito, o entendimento é de que Audifax não terá grande dificuldade para trabalhar uma chapa de aliados para assumir a direção do Legislativo.
Dos 23 vereadores da Casa, um grupo de 11, entre novatos e veteranos, vêm se reunindo com o objetivo de formar uma chapa alinhada com o Executivo. São eles: Miguel da Policlínica e Adriano Galinhão (ambos PTC), Guto Lorenzoni (PP), Luiz Carlos Moreira (PMDB), Rodrigo Caldeira e Alexandre Xambinho (ambos Rede), Roberto Catirica e Stefano Andrade (ambos PHS), Robinho Gari (PV),Cabo Porto e Geraldinho de Feu Rosa (ambos PSB).
Procurado pela reportagem, o vereador Guto Lorenzoni não descarta colocar seu nome como candidato a presidente da Casa. “Estou preparado tanto para votar quanto para ser votado”, disse.
Já o líder do Governo na Câmara, Luiz Carlos Moreira, prega a conciliação entre governo e oposição. “Acredito que o prefeito conseguirá emplacar o presidente da Câmara e de importantes comissões permanentes. Acho que é vida nova, aliados e opositores terão seu espaço”, explicou.
Já Miguel da Policlínica, admitiu que o grupo tem se reunido, inclusive com o Audifax, e que o prefeito “está sendo ouvido”. “Estamos conversando com os colegas, temos o grupo de 11, que elegeu Audifax, da base aliada de partidos. Mas tem outros colegas a serem abordados por mim, que estão do outro lado. O meu nome está sendo colocado, mas ainda não me posicionei. Estou trabalhando sobre isso”, disse.
O vereador Xambinho foi procurado nesta quarta (9/11), mas disse que estava em uma reunião e não poderia falar no momento. A reportagem tentou contato durante toda a quinta-feira (10), mas ele não atendeu ao celular.
Por meio da assessoria, Audifax disse que já está conversando com alguns vereadores sobre a possível composição para a eleição da mesa diretora, e confirmou que Xambinho é um dos nomes, assim como outros. Além disso, a nota diz que a atual Mesa “atrapalhou muito a gestão, a Guarda, por exemplo, não está na rua hoje por causa disso” completou.