Por Conceição Nascimento
Na sessão da próxima segunda-feira (5), na Câmara da Serra, a Rede Sustentabilidade (Rede) terá a maior bancada, com quatro vereadores. A filiação de quatro parlamentares à nova sigla resultará num grupo que deverá ter uma atuação com mais proximidade ao prefeito Audifax Barcelos, também filiado à legenda.
Alexandre Xambinho, Auredir Pimentel, Cézar Nunes e Rodrigo Caldeira serão os representantes da Rede no Legislativo municipal. A filiação dos quatro foi confirmada pelo porta-voz da Rede no Espírito Santo, Gustavo De Biase, nesta tarde. Ele informou que ainda serão confirmadas outras lideranças nas fileiras da legenda.
“Até este sábado (3), teremos os números fechados. Até esta tarde contamos com 37 vereadores, o prefeito da Serra e um deputado (Marcos Bruno). Temos ainda 600 filiações em curso e que devem ser confirmadas nas próximas horas”, disse.
Cézar Nunes e Rodrigo Caldeira estavam filiados ao Solidariedade (SD), mas não se sentiam seguros com os rumos que o partido, comandado em nível estadual pelo deputado federal Carlos Manato, adotaria na Serra durante a campanha majoritária de 2016.
Auredir Pimentel era filiado ao PDT, mas sua permanência no partido estava se tornando difícil em função da proximidade do vereador com o prefeito Audifax Barcelos, que deverá enfrentar nas urnas em 2016 o pedetista Sérgio Vidigal.
“Minha história política na Serra sempre foi pautada pela lealdade aos partidos aos quais fui filiado. Fui convidado para este novo projeto e continuarei com a mesma postura na Câmara da Serra, votando a favor de proposições que promovam o benefício coletivo. Sou fiel à população da cidade, o meu mandato é popular”, disse o parlamentar.
Já Alexandre Xambinho também estava em situação desconfortável no PTdoB, mas seu desligamento foi formalizado em acordo com a
legenda.
“Assinei a filiação à Rede na terça-feira (29) e estamos trabalhando no fortalecimento do partido e na propagação da proposta da Rede em todo o Estado, que tem boa aceitação”, disse Xambinho.