Thiago Albuquerque
Até o final de setembro, 217 pessoas já foram assassinadas na Serra em 2016. Apesar do número alarmante que mantém a cidade na liderança isolada dos homicídios no ES, houve uma queda de 12% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 248 pessoas foram assassinadas. Os números são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
Se considerado o recorte temporal apenas no mês de setembro, a distância da Serra para as suas coirmãs da região metropolitana, Vila Velha, Cariacica e Vitória, também reduziu. Foram 21 casos na Serra contra 13 em Cariacica, 12 em Vila Velha e 4 em Vitória. Nas três cidades menores da região, Fundão e Viana também tiveram quatro registros e Guarapari nenhum.
Desses 21 assassinatos em setembro na Serra, cinco aconteceram às sextas-feiras; quatro às quintas – feiras; o mesmo número aos domingos; três aos sábados e terça -feira. Uma pessoa perdeu a vida para a violência numa segunda-feira.
Com o total de 58 mortes na Grande Vitória em setembro, os casos da Serra no mês, representam 36% da região. Em julho e agosto o município foi responsável por metade dos assassinatos na Grande Vitória.
Para o secretário de Defesa Social do Município, Nylton Rodrigues, que também é coronel da PM e já comandou o policiamento no município, a redução reflete o esforço de integração entre estado e município.
“Em julho foram 25 mortes, agosto 29, setembro 21. Se compararmos com o que foi registrado nesses três meses em 2015, temos uma redução de 14%. Estamos trabalhando para fecharmos 2016 com o menor número de homicídios da história da Serra. A interrupção desse trabalho é um grande retrocesso para cidade”, frisa o secretário.
Do primeiro dia de outubro até a última quarta (19), segundo o secretário Nylton, oito homicídios já haviam acontecido. Em todo o mês de outubro de 2015, 23 casos foram contabilizados.
Atenção, motoristas! Os novos radares já estão multando na Rodovia das Paneleiras, na Serra. Crédito: Gabriel Almeida Os novos radares…
A Justiça mandou soltar o jovem que matou o padrasto para ‘vingar a mãe’ na Serra. Crédito: Divulgação Um caso…
A banda marcial foi fundada em abril de 2010 pelo maestro Jefferson Souza está ligada à Emef Manoel Carlos de…
O estudo, realizado em parceria entre o IEL e a Findes, leva em consideração dados fechados de 2023 e foi…
Quem for ao local, poderá efetuar a troca de até 10 lâmpadas por modelos LED gratuitamente, reduzindo custos de energia.…