Existem duas situações que levam a queda de pelo nos cães, a fisiológica, popularmente chamada de muda, que ocorre normalmente duas vezes ao ano, quando o pelo fica “velho”, com a raiz enfraquecida e cai para ser substituído por um novo. E a queda patológica, quando seu cãozinho possui alguma doença que reflete diretamente ou indiretamente nos pelos.
A queda fisiológica normalmente ocorre nos períodos de verão e inverno e por igual, não observa-se falhas na pelagem. Quanto maior o tamanho do pelo maior a observação da quantidade no chão, e pode até assustar o tutor. Esses animais tendem a fazer trocas mais espaçadas ao longo do ano porque devido o crescimento do pelo ser maior o período das fases de nascimento, crescimento e morte do pelo são mais longos.
Cães com pelos mais curtos tendem a fazer trocas com mais frequência ao longo do ano, pois o período de vida do pelo é mais curto.
Outra situação que ocorre a perda de pelo é a patológica, ou seja, seu animal está com alguma doença e isso esta refletindo na pelagem dele. Doenças endócrinas, dermatites, doenças renais, hepáticas, deficiências nutricionais, cardíacas, estresse, infecções, endo e ectoparasitas, micoses, alergias, e mais uma infinidade de doenças.
Neste caso, observe a pelagem do seu cão. Existem áreas com falhas? O pelo esta soltando facilmente quando você o puxa? O pelo esta com um aspecto seco ou quebradiço? Existe modificação de tonalidade no pelo nunca antes observada e em áreas muito especificas? Algumas áreas possuem mais pelos que outras? Ele coça demais o corpo? O odor está forte? Entre dois a quatro dias após o banho o odor volta a ficar forte? Esta com a pelagem sebosa, ou seca ou com caspas e feridas?
Caso tenha respondido positivamente a uma dessas perguntas seu mascote precisa ir o mais rápido possível a um médico veterinário. Caso tenha respondido não as perguntas acima, parabéns, tudo indica que seu pet não possui aparentemente nenhuma doença.
Entretanto muitas vezes para o tutor não existe alterações e o olhar clínico do médico veterinário detecta essa alteração que você não percebeu. Neste caso havendo a disponibilidade leve seu cão para atendimento para uma consulta de rotina. Muitas vezes uma simples queda de pelo pode estar associada a uma doença grave que compromete a vida do seu pet.
Não arrisque e sempre procure ajuda especializada, vendedores de casa de ração não tem conhecimento técnico para indicar qual o melhor produto para usar em cada caso especifico, e muitas vezes você gasta o dobro pois compra os produtos indicados por quem não é profissional.
Quando se leva o pet ao médico veterinário ele prescreve outros medicamentos realmente indicados para a doença do seu cãozinho.