Conceição Nascimento
No próximo dia 08 de março é o dia internacional da mulher. E a Serra tem o que comemorar. Após aparecer como a 14ª cidade brasileira com mais mortes de mulheres a cada 100 mil habitantes, a Serra viu cair em quase 50% o número de feminicídio nos últimos quatro anos. Segundo dados da Secretaria Municipal da Mulher (Seppom), em 2012 a cidade registrou 33 ocorrências, em 2016 o número foi reduzido para 18 casos.
Para a secretária Luciana Malini, esta queda nos número de homicídios de mulheres deve-se a formulação e execução de políticas de proteção às mulheres, que vem sendo colocado em prática em simbiose com outras secretarias. “Produzimos um plano para contenção da violência contra a mulher, temos feito campanhas educativas e atividades que levam ao empoderamento feminino”, disse.
Sobre o perfil das atendidas na Seppom, disse que varia de funcionárias públicas a pessoas que não têm nenhuma renda e dependem de benefícios sociais. O maior número de registros vêm de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“Buscamos o diálogo permanente com a Delegacia da Mulher, com o Ministério Público, que poderá cobrar do Estado para que o atendimento seja o mais acolhedor possível. Nosso objetivo é encorajar as mulheres a sair desta situação. A violência pode ser tratada antes que se agrave e chegue à situação criminal. Com as parcerias que firmamos e o plano estamos conseguindo evoluir para que muitas mulheres saiam desse ciclo da violência”.
A secretária destacou que a Serra permanece na vanguarda como o único município a criar uma secretaria da Mulher, em 27 de março de 2012. “Temos no município 52% da população formada por mulheres”, finalizou.
Os números:
2012 (quando foi criada a secretaria): 33 homicídios;
2013: 34;
2014: 31;
2015: 23;
2016: 18 homicídios
O programa, que substitui os antigos micro-ônibus por 30 vans adaptadas e climatizadas, busca oferecer um atendimento mais eficiente e…
O InovaSerra vai receber um Parque Científico e Tecnológico (PCTec), em uma iniciativa que reúne esforços de várias instituições e…
O Arpoador Gastrobar, um dos locais preferidos da galera da Serra e de Colina de Laranjeiras, promete uma semana cheia…
A Taryn Szpilman é uma cantora e compositora carioca já frequentou todos os grandes festivais de jazz & blues no…
Serão atendidos inicialmente pacientes que já realizam fisioterapia no município, que tiveram ou têm a Chikungunya, e possuem como consequência…