Meio Ambiente

Queimadas na Serra crescem 158% neste ano

Os incêndios em vegetação dispararam no país em 2019, e na Serra não foi diferente.

Incêndio da Apa do Mestre Álvaro em julho afetou região de Serra Sede. Foto: Divulgação

Os incêndios em vegetação dispararam no país em 2019, e na Serra não foi diferente. Segundo o Corpo de Bombeiros, de janeiro a setembro foram 317 ocorrências atendidas no município, um aumento de 158% em relação ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 123 registros.

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo,Carlos Wagner Borges,disse que o motivo é a combinação de temperaturas altas, falta de chuva e queimadas criminosas.

“Durante o verão, tivemos um aumento de dois graus na temperatura. Isso provocou a escassez de chuva, nossa terra ficou bastante seca e as pessoas costumam botar fogo em área de vegetação rasteira, os incêndios criminosos. Em virtude desse tipo de vegetação, o fogo se alastra com grande facilidade, atingindo áreas de reserva legal e de preservação permanente”, afirma Carlos.

Ainda segundo o tenente-coronel, esse é um problema que atinge todo o estado e o Brasil,e que, para amenizar a situação, é necessária a conscientização da população. “O que podemos fazer na atual situação é aumentar o nível de conscientização da população no tocante a não provocar nenhum tipo de queimada, principalmente nesse momento seco que estamos vivendo”, explica Carlos.

Para se ter uma ideia, só na Área de Proteção Ambiental (Apa) do Mestre Álvaro foram dois incêndios registrados neste ano. Um aconteceu no topo da montanha em maio deste ano. O outro foi registrado em julho, numa área de vegetação rasteira.

Em todo o ES, o aumento foi ainda maior do que o verificado na Serra. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social(Sesp), em todo o estado foram 2.067 ocorrências de fogo em área de vegetação. No mesmo período do ano passado, foram 705. O aumento foi de 193%.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

1 hora atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

2 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

9 horas atrás

Cruz da Vida promove mutirão de especialidades médicas em igreja da Serra

O mutirão irá ofertar atendimentos em diversas especialidades realizados por ordem de chegada Divulgação O projeto Cruz da Vida está…

16 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

17 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

17 horas atrás