Meio Ambiente

Queimadas na Serra crescem 158% neste ano

Os incêndios em vegetação dispararam no país em 2019, e na Serra não foi diferente.

Incêndio da Apa do Mestre Álvaro em julho afetou região de Serra Sede. Foto: Divulgação

Os incêndios em vegetação dispararam no país em 2019, e na Serra não foi diferente. Segundo o Corpo de Bombeiros, de janeiro a setembro foram 317 ocorrências atendidas no município, um aumento de 158% em relação ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 123 registros.

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo,Carlos Wagner Borges,disse que o motivo é a combinação de temperaturas altas, falta de chuva e queimadas criminosas.

“Durante o verão, tivemos um aumento de dois graus na temperatura. Isso provocou a escassez de chuva, nossa terra ficou bastante seca e as pessoas costumam botar fogo em área de vegetação rasteira, os incêndios criminosos. Em virtude desse tipo de vegetação, o fogo se alastra com grande facilidade, atingindo áreas de reserva legal e de preservação permanente”, afirma Carlos.

Ainda segundo o tenente-coronel, esse é um problema que atinge todo o estado e o Brasil,e que, para amenizar a situação, é necessária a conscientização da população. “O que podemos fazer na atual situação é aumentar o nível de conscientização da população no tocante a não provocar nenhum tipo de queimada, principalmente nesse momento seco que estamos vivendo”, explica Carlos.

Para se ter uma ideia, só na Área de Proteção Ambiental (Apa) do Mestre Álvaro foram dois incêndios registrados neste ano. Um aconteceu no topo da montanha em maio deste ano. O outro foi registrado em julho, numa área de vegetação rasteira.

Em todo o ES, o aumento foi ainda maior do que o verificado na Serra. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social(Sesp), em todo o estado foram 2.067 ocorrências de fogo em área de vegetação. No mesmo período do ano passado, foram 705. O aumento foi de 193%.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

17 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

17 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

17 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

18 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

1 dia atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás