Categories: Notícias

Queimado pode ser tombado como patrimônio histórico nacional

 

Quando for revitalizada as ruínas devem ficar como o projeto divulgado pelo município. Foto: Divulgação

O sítio histórico do Queimado, palco de uma das maiores revoltas de escravos do Brasil, a Insurreição do Queimado poderá ser tombado como patrimônio histórico nacional. A proposta foi divulgada no último dia 31 quando representantes do governo Federal, Estadual e Municipal estiveram visitando as ruínas.

Estiveram presentes o secretário nacional de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo, Erivaldo Oliveira da Silva, presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura, além do prefeito Audifax Barcelos e gestores de Promoção da Igualdade Racial representantes do Governo Federal por meio do Ministério da Educação, Secretaria Nacional de Juventude/ Segov-PR, Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Secretaria de Assuntos Federativos/Segov, entre outros.

A secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lourência Riani, conta que o Queimado é uma prioridade para o Governo Audifax em 2018. “Em 2015 nós apresentamos o projeto de revitalização das ruínas em Brasília, junto a ministros, Fundação Palmares e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e ao mesmo tempo solicitamos o tombamento nacional do Sítio Histórico do Queimado. A partir deste momento o Iphan faz projetos para dois estudos. Um deles é o estudo e a prospecção arqueológica no sítio histórico, este será realizado e assumido pelo município e deve custar cerca de R$ 130 mil. A revitalização só pode ser feita depois deste estudo. Temos tido reuniões sistemáticas com Iphan que vem nos orientando e já estamos em processo licitatório para este estudo”, destaca.

Autoridades durante visita ao sítio histórico no último dia 31. Foto: Divulgação

Lourência disse também que a maior preocupação da Prefeitura da Serra são as ruínas. “O estudo que estamos fazendo em cima deste projeto de revitalização é separar, fazer por etapa, a primeira é separar o que é obra e o que necessita para manter erguidas as ruínas. O entorno e sua envolta pode ser numa segunda e numa terceira etapa. O que nós temos que fazer é a manutenção das ruínas para elas não caírem”.

A cargo do Iphan ficará o estudo INRC (Inventário Nacional de Referência Nacional) que será bancado pela Fundação Palmares que deve custar R$ 150 mil. “Ao final deste inventário é que se toma a decisão de dar o tombamento nacional ou o registro histórico nacional”.

Seminário

Neste final de semana acontece o Seminário Queimado que irá tratar das perspectivas da legalidade territorial e do projeto arqueológico de restauração e de revitalização das ruínas.

O evento será na sexta-feira (23) a partir das 18h30 e no sábado (24) das 8h30 às 18h30 na  paróquia São José Operário, em Carapina (ao lado do colégio Rômulo Castelo). A realização é do Fórum Chico Prego.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Dono de distribuidora de bebidas é detido por furtar energia com ‘gato’ na Serra

O dono da distribuidora de bebidas foi detido por furtar energia com ‘gato’ em bairro da Serra. Crédito: Divulgação Uma…

10 horas atrás

Diferente do estigma, Serra é a 30ª cidade do ES em taxa de homicídios – veja o ranking

A Serra está longe de ser a cidade que mais registrou assassinatos no Espírito Santo em 2024, pelo menos no…

10 horas atrás

OAB-ES libera acesso às salas de apoio para todos os advogados, sem restrição financeira

A medida visa assegurar que todos os profissionais possam acessar os ambientes da OAB e reforça o compromisso com o…

10 horas atrás

Final de semana repleto de atividades e fé em Jacaraípe

Na Arena de Verão, na Serra, as atividades começam cedo, são voltadas para todas as idades, e são acompanhadas por…

11 horas atrás

Projeto propõe lanche antes das aulas para alunos do turno da tarde na Serra

A merenda pode ser oferecida diariamente, antes das aulas. Foto: Divulgação Tramita na Câmara Municipal da Serra o Projeto de…

11 horas atrás

Espetáculo gratuito na Serra traz a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira neste sábado

As cortinas se abrem às 19 horas para narrar a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira, um personagem carismático e repleto…

11 horas atrás