Os eleitores que não foram às urnas no primeiro turno das eleições municipais deste ano podem votar no segundo turno, que está acontecendo neste domingo (29). A votação começou às 7 horas e segue até as 17 horas. Na Serra, 327.670 moradores estão aptos para a eleição.
É importante destacar que o eleitor só não poderá votar no segundo turno caso alguma irregularidade eleitoral leve à suspensão ou ao cancelamento do título.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quem ainda não fez a justificativa do primeiro turno pode votar sem impedimentos. Isso porque cada turno é uma eleição independente. Se o eleitor não votou no primeiro turno, ele pode votar no segundo e justificar depois. O prazo de 60 dias, a contar a partir do dia seguinte à eleição, para fazer essa justificativa.
Se o eleitor faltou ao primeiro turno, tem até o dia 14 de janeiro para fazer a justificativa da primeira ausência. Se não votou no segundo, pode justificar até o dia 28 de janeiro. Quem não votou nem no primeiro, nem no segundo turno tem que justificar duas vezes, observando os prazos.
Sobre a votação
A votação do segundo turno foi iniciada às 7 horas deste domingo (29). O horário de 7 às 10 horas foi preferencial para idosos, mas não exclusivo. A Justiça Eleitoral pediu que os eleitores deixassem esse período para pessoas do grupo de risco irem votar. Já de 10h às 17 horas, é o o horário para o público comum.
Para votar, os eleitores precisam cumprir regras básicas: manter o distanciamento social, usar máscara, e se possível, levar uma caneta. A caneta será usada somente no momento de assinar o nome na lista de votantes. Segundo a Justiça Eleitoral, álcool em gel estão disponíveis nas seções.