Consumir produtos orgânicos é uma prática cada vez mais comum na sociedade. Até este domingo (31) está sendo realizada a em todo o Brasil a Semana Nacional de Alimentos Orgânicos. O objetivo é divulgar aos consumidores os benefícios ambientais, sociais e nutricionais, assim como informar onde encontrar e como eles são produzidos.
Esta é a 11ª edição da campanha que abordará o tema “Produtor Orgânico, parceiro da natureza na promoção da vida”.
São 12 feiras de produtos orgânicos no Espírito Santo, sendo oito na Grande Vitória, localizadas nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Juntas, essas oito feiras comercializam semanalmente cerca de 60 toneladas de alimentos, registrando um faturamento semanal de R$ 120 mil.
Na Serra, existem três feiras orgânicas. Uma delas é na Serra-sede e acontece na Praça de Encontro todas as terças-feiras – das 15 horas às 21 horas.
Outra opção é a Feira de Produtos Orgânicos de Valparaíso que acontece no estacionamento do antigo Serra Bela Clube todas as terças-feiras – das 15 horas às 21 horas.
Em Colina de Laranjeiras a feira acontece na Praça Central do bairro todas as quintas-feiras das 16 horas às 20 horas.
Os alimentos orgânicos são produzidos com base nos princípios agroecológicos, que proporcionam segurança para quem produz, para quem consome e para o meio ambiente. Além de mais saborosos, os alimentos se conservam por mais tempo na geladeira sem perder suas qualidades nutritivas. São mais ricos em vitaminas, sais minerais, antioxidantes e outras substâncias importantes para sua saúde.
No Estado, os produtos orgânicos vêm ganhando mercado. Ao todo são 300 produtores certificados, em Santa Maria de Jetibá, Iconha, Fundão, Muqui, Cachoeiro do Itapemirim, Nova Venécia, Pedro Canário, Laranja da Terra, Vila Valério e Cariacica, que comercializam hortaliças em geral, frutas, produtos da agroindústria caseira, como pães, biscoitos, bolos, doces e geleias. Flores, plantas medicinais e temperos também são comercializados nas feiras.