Categories: Sem categoria

Questionar o mundo e a si mesmo

No dia 07 de abril celebramos o dia do jornalista. Com a popularização da internet e dos smartphones, os veículos tradicionais – jornal impresso, jornal televisivo, site especializado em notícias, vão perdendo um pouco de espaço.  Porém é neste cenário que são ainda mais necessários.

A nova moda é criar grupos no whatsapp e desta forma as pessoas acreditam receber informação suficiente sobre o que precisam, mas essa informação quase sempre vem vinculada a uma ideologia e muitas vezes é compartilhada de forma agressiva, impondo uma opinião, em vez de levantar uma reflexão.

A essência do jornalismo é a apuração dos fatos, o que não é levado em conta na nossa cultura atual de fast food de informações, em que você compartilha uma notícia nas redes sociais e sequer verifica se o fato é verdade e qual é a fonte.

O jornalista é aquele que faz um esforço para estudar, investigar, e então finalmente compartilhar a informação, ou para informar ou para estimular o questionamento, como fazemos aqui na coluna.

Me preocupa o futuro do jornalismo no Brasil porque hoje o leitor faz pouco esforço para saber o que é verdade e o que não é, e com isso, pessoas mal intencionadas vão ganhando espaço.

Outro fenômeno lamentável é a quantidade de jornais e blogs que são financiados pelo governo para alienar as pessoas e ridicularizar quem eles desejam.

O coração do jornalista deve ser rebelde e ele deve sempre estar do lado do povo, e muitas vezes isso implica desafiar o governo.

O jornalista é aquele disposto a se arriscar em visitar uma zona de guerra para informar o mundo do que está sendo escondido, é aquele que tem o desejo tão grande de descobrir a verdade que dedica sua vida a isso.

Para que esse jornalista tenha força precisamos que você leitor nunca desista de buscar a verdade, por mais desconfortável que ela seja. E principalmente, não fique preso na bolha do ego e da ideologia, tenha coragem de questionar o mundo e a si mesmo.

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

ArcelorMittal confirma que tarifaço de Trump pode atrapalhar investimento de R$ 4 bilhões na Serra

O fim das cotas de isenção — pressionam diretamente a ArcelorMittal, que exporta 3,46 milhões de toneladas anuais de aço…

3 horas atrás

Comunicado – 06/05/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 06-05-2025 - 2 ediçãoBaixar

3 horas atrás

Ação educativa do Departamento de Trânsito aborda 176 motoristas da Serra

Um carro acidentado foi utilizado para alertar os motoristas sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool. Foto: Divulgação…

4 horas atrás

Saiba quais supermercados vendiam carne estragada e alimentos mofados na Serra

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Jornal Tempo Novo (@jornaltemponovo) Uma operação da Polícia Civil e do…

4 horas atrás

Serra terá aulas de zumba abertas ao público — veja como se inscrever

A professora Vanessa Marques (de blusa amarela) e parte de suas alunas. Foto: Divulgação/arquivo pessoal Moradores de Eldorado e adjacências…

5 horas atrás

Serra brilha no Estadual de Wrestling e mira cenário internacional

Os atletas da Serra conquistam medalhas no Estadual 2025 de Wrestling em Guarapari e já se preparam para o Campeonato…

5 horas atrás