Categories: Notícias

Quinze estudantes da Serra conquistam vaga de intercâmbio

David Junior (com a bandeira do Canadá), morador de Jacaraípe e estudante do Aristóbulo ao lado do colega Eduardo, que fez intercâmbio em 2016. Foto: Divulgação

Gabriel Almeida

Para aprimorar o conhecimento em inglês ou espanhol, 100 estudantes capixabas da rede estadual de ensino, selecionadas pelo Programa Intercâmbio Sedu 2016 irão para o Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Chile. Destes, 15 são da Serra. A cerimônia de anúncio do resultado dos selecionados, que são todos do Ensino Médio, foi realizada no último dia 17.

Os alunos foram selecionados pelo bom desempenho no curso oferecido pelo Centro Estadual de Idiomas (Cei), que funciona em parceria com Conselho Britânico, para estudantes da rede pública estadual.  

O aluno do Cei Idiomas, que funciona na escola Aristóbulo Barbosa Leão em Jardim Limoeiro, David Junior irá para o Canadá estudar inglês. David, que é morador de Jacaraípe, disse que esta é uma excelente oportunidade. “Desde que entrei no curso em março, tive três ótimos professores que ajudaram muito meu aprendizado”, explica.

David revelou também que sua família ficou muito feliz por ele ter sido aprovado. “Ao mesmo tempo em que eles ficaram felizes por eu ter sido aprovado, ficaram um pouco tristes, pois vou ficar de cinco a seis meses no Canadá”.

As 100 vagas de intercâmbio foram distribuídas da seguinte maneira: 30 bolsas na modalidade High School para estudantes com idades entre 15 e 16 anos, 62 bolsas na modalidade Curso Intensivo de Inglês para estudantes maiores de 17 anos matriculados no curso do idioma britânico e 08 bolsas na modalidade Curso Intensivo de Espanhol para estudantes maiores de 16 anos matriculados no curso do idioma.

Na modalidade High School, os estudantes irão frequentar escola de ensino médio do país de destino por cinco meses. Isso equivale a um semestre acadêmico completo. Ficarão na residência de famílias estrangeiras cadastradas no programa de intercâmbio, incluindo duas refeições diárias. Receberão ainda seguro saúde, vistos consulares, ajuda de custo, emissão de passaporte e passagens aéreas.

Já na modalidade Curso Intensivo, os selecionados terão aprofundamento do idioma em instituição especializada no ensino de línguas, por três meses. E terão também demais benefícios ofertados à turma da modalidade High School.  Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), a previsão é de que os estudantes viagem no 2º semestre.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Três Marias: trilha e pôr do sol a 600 metros de altitude na Serra neste sábado (8)

As Três Marias ficam a 600 metros de altitude e fazem parte da Área de Preservação Ambiental Mestre Álvaro, na…

13 horas atrás

Outback abre vagas de emprego para sua nova loja na Serra

O Outback abriu vagas de emprego para sua nova loja, que vai funcionar no Shopping Mestre Álvaro, na Serra. Crédito:…

14 horas atrás

‘Nova oposição’ na Serra ameaça espaço ocupado por Pablo Muribeca

Pablo Muribeca, Agente Dias e Pastor Dinho: Na política, não há vácuo de poder. Crédito: Divulgação. Embora tenha perdido a…

14 horas atrás

Ano letivo da Serra começa com oito novas escolas, modernização de salas de aula e mais professores

Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra Novas escolas, salas de aula modernas e climatizadas, eventos escolares que integram a comunidade escolar e…

15 horas atrás

Forró Deck 16 traz Os 3 do Nordeste para show exclusivo na Serra neste sábado (8)

O grande destaque deste sábado (8) do Deck 16 será o show exclusivo do grupo Os 3 do Nordeste, que…

16 horas atrás

Pedro Halle se destaca no marketing digital e entra de vez no audiovisual

Pedro atua como roteirista, fotógrafo, filmmaker, produtor audiovisual e webdesigner. Crédito: Divulgação Pedro Luiz Marques Filho, mais conhecido como Pedro…

16 horas atrás