Foi assinada pelo governador Renato Casagrande, na manhã desta sexta-feira (12), a Ordem de Início de Serviço da obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Manguinhos, na Serra. Serão aplicados cerca de R$ 34,4 milhões para beneficiar mais de 122 mil moradores dos bairros Carapebus, Bicanga, Ourimar, Jardim Limoeiro, Cidade Continental, São Diogo, Chácara Santa Luzia, Valparaíso, Laranjeiras e Manguinhos. A previsão é de que a obra seja concluída no primeiro semestre de 2023.
Durante o evento que marcou o pontapé para início das obras, Casagrande afirmou que a Serra é a locomotiva do Espírito Santo e destacou a quantidade de investimentos que tem feito na cidade.
“A Serra é a locomotiva do desenvolvimento do Estado. Já trabalhei na Serra e a conheci mais detalhadamente. Estamos fazendo investimento robustos na cidade. A realidade é que conseguimos levar, através da Parceria Público-Privada, a rede de esgoto para mais de 90% da área urbana do município. Temos ainda um conjunto grande de obras em outras áreas, como a reforma da Avenida Abido Saadi e a construção do Viaduto de Carapina, que vai ajudar a reduzir o gargalo no trânsito daquela região”, apontou.
Casagrande também citou a ampliação do serviço de saneamento em outros municípios capixabas: “A estrutura financeira da Região Metropolitana está resolvida para atendermos a Lei do Saneamento Básico. Temos recursos já garantidos para fazer o investimento em Cariacica e Viana. Antes de 2033 vão estar universalizados. A Cesan terá que resolver nos municípios onde temos contrato. Minha grande preocupação são os municípios que não têm contrato com a Cesan.”
O prefeito da Serra, Sergio Vidigal, participou da assinatura da Ordem de Serviço. “Investir em saneamento é investir na saúde e na vida das pessoas. Hoje assinamos junto com o Governo do Estado a Ordem de Serviço para ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto de Manguinhos, na Serra. A melhoria e modernização das estações têm o objetivo de garantir melhor qualidade de vida aos moradores da nossa cidade”, destacou.
De acordo com o diretor presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Carlos Aurélio Linhalis (Cael), a vazão atual da ETE Manguinhos é de 111 litros por segundo, atendendo 88 mil pessoas. Com essa obra, a estação vai mais do que dobrar a sua capacidade, chegando a 232 litros por segundo e vai beneficiar mais de 122 mil moradores. “Esse empreendimento antecipa a universalização do acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto na cidade mais populosa do estado”, explicou.
Estiveram presentes na solenidade, o prefeito de Serra, Sergio Vidigal; o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente; os deputados estaduais Alexandre Xambinho e Vandinho Leite; a diretora do Departamento de Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO-ES), Madalena Santana; além de vereadores, secretários e lideranças comunitárias do município.
Dados da obra:
- Ampliação da ETE Manguinhos
População atendida: 122.313
Investimento: R$ 34.479.422,00
Tempo de execução: 24 meses + 6 meses de operação assistida
Fonte de recursos: Cesan e Caixa Econômica Federal