Categories: Notícias

Raio-x não funciona e servidor leva soco no rosto na Upa da Sede

Pai de três filhas, Marcos Waldir Souza, de 46 anos, é concursado na Prefeitura da Serra desde 2003. Foto: Divulgação

Por Thiago Albuquerque

Por volta das 05h da última quarta (19), um servidor público, que atua como técnico de radiologia, na Upa da Serra Sede, foi agredido a socos pelo pai de uma criança que aguardava um exame no local. Pai de três filhas, Marcos Waldir Souza, de 46 anos, é concursado na Prefeitura da Serra desde 2003.

“Tudo aconteceu por volta das 4h15, quando uma mãe deu entrada com a filha para consultar, e logo em seguida, o pai entrou nervoso dentro da Upa querendo exigir o raio-x, mesmo eu tendo explicado que o aparelho estava sem funcionar. Este defeito no aparelho vem acontecendo com frequência devido a uma gambiarra de instalação. O aparelho digital de raio-x  é ligado em uma energia de 220 watts, quando deveria funcionar em uma de 320”, conta o técnico.

Ele conta que quando foi mais ou menos às 05h, o pai da criança entrou já dando soco. “O pai já entrou nervoso e me agredindo, me deu socos do lado do rosto que eu já fiz uma reconstituição com pinos e parafusos”, conta ele.

Marcos conta que a ajuda veio de uma mãe e quatro enfermeiras que tentaram impedir a agressão. “Os dois vigilantes que estavam de escala no momento incentivaram o pai a entrar e me agredir, e posterior a isso, eles saíram do local e nada fizeram, existe filmagem de tudo”.

Depois do caso, o funcionário público foi ao DPJ de Laranjeiras, e em Vitória para fazer exame de corpo de delito.

Município vai abrir sindicância para apurar agressão  

A subsecretária de Saúde da Serral, Cristiane Stem, disse que a prefeitura está dando suporte ao servidor agredido. “Foi feito um Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT) e o profissional ficará em casa até se recuperar conforme a orientação médica”, afirmou.

Quanto à denúncia de que o aparelho estava ligado numa “gambiarra” e que isto teria gerado o defeito relatado por Marcos Waldir, Cristiane negou. “Assim que compramos, o aparelho foi readequado pela própria fabricante, a Philips, para funcionar em 220 V. E não estava com defeito. O técnico que pegou o plantão a partir da 7h da manhã constatou que o raio X funcionava normalmente”, falou.

A subsecretária também rebateu a acusação do técnico de que os seguranças não apenas teriam permitido a agressão como incentivado. “Uma das câmeras inclusive mostrou um dos seguranças contendo o agressor. Vamos abrir ainda hoje (21) uma sindicância para apurar tudo que aconteceu durante a noite na Upa. A conclusão deve sair em 30 dias”, finalizou.

Já a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde garantiu que há dois meses a Prefeitura aumentou para cinco o número de seguranças que atuam na Upa da Serra sede por turno. Antes eram quatro.

Por meio de nota o Conselho Regional de Técnicos de Radiologia do Espírito Santo (13° região) repudia, com veemência, a agressão sofrida por um profissional da área, na manhã dessa última quarta-feira (19/07/2017), em pleno exercício da profissão. A violência ocorreu de forma física e verbal, praticada pelo pai de uma paciente.

Os funcionários da radiologia se esforçam para desempenhar suas funções com eficiência, dignidade e ética, enfrentando condições precárias de trabalho. É inadmissível, portanto, que esses profissionais sejam vítimas dessas truculências, como ocorreu na dependência da Unidade de Pronto atendimento da Serra Sede- UPA.

O órgão acredita que o fato não ficará impune. Espera, dessa forma, que as autoridades competentes adotem medidas cabíveis, para que algo similar não se repita.

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira as condutas consideradas ilícitos eleitorais

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais de 2024, candidatos e eleitores devem estar atentos sobre o…

3 horas atrás

Comunicados – 26/09/2024 – 3ª edição

publicidade legal - 26-09-2024 - 3ª ediçãoBaixar

3 horas atrás

Câncer de mama: médica aponta 6 verdades pouco conhecidas sobre a doença

O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de…

4 horas atrás

Plantas tóxicas para cães: um guia de segurança para proteger seu amigo de quatro patas

A convivência com plantas em casa é um prazer para muitos, trazendo beleza e frescor ao ambiente. Porém, para quem…

5 horas atrás

Bolsonaro fará carreata na Serra em apoio a Igor Elson

Igor Elson tem o apoio de Bolsonaro e Magno Malta. Crédito: divulgação. O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Espírito Santo…

5 horas atrás

Manguinhos Gourmet, na Serra, terá programação musical nesta sexta-feira e sábado

Uma das atrações da noite musical do Manguinhos Gourmet, na Serra, é a banda Som de Vinil que se apresenta…

6 horas atrás