O PSA (Antígeno Prostático Específico) é o primeiro exame indicado para o rastreio do câncer de próstata. Durante o Novembro Azul — campanha mundial de combate à doença —, a Serra destaca ações voltadas para a prevenção e o diagnóstico precoce.
O PSA pode ser realizado em qualquer uma das 40 unidades de saúde do município e é feito a partir da coleta de uma pequena amostra de sangue do paciente. Este exame pode ajudar a identificar o câncer de próstata no início, aumentando as chances de sucesso no tratamento e evitando que a doença se desenvolva para uma fase mais avançada.
O exame é indicado sob critério médico para pacientes com sintomas inespecíficos a partir dos 50 anos e, a partir dos 45, para aqueles com histórico familiar, obesidade ou afrodescendência, conforme orienta o Ministério da Saúde. Pacientes com resultados alterados são encaminhados para atendimento especializado.
+ Cineclube Rosilda Moreira levará sessões especiais de cinema para comunidades da Serra
Para o tratamento ambulatorial, a Secretaria de Saúde da Serra oferece atendimento com médico urologista, entre outros especialistas, no Ambulatório Municipal de Especialidades (AMES), localizado em Jardim Limoeiro.
Além disso, a Serra promove outras ações voltadas para a saúde do homem e a inserção deste público nos serviços da rede municipal, como horários ampliados nas unidades de saúde; grupos de exercícios físicos para homens; oferta de preservativos e testes rápidos nas unidades de saúde e no CTA/SAE; entre outras iniciativas.