Por Conceição Nascimento
Moradores de Barcelona e região denunciam infestação de ratos nos bairros. O alerta está registrado no grupo Bairro Barcelona.
A moradora Priscila Viana Cesar pede socorro, informando que a sua rua, Rio Claro, está infestada de ratos. “As pragas estão invadindo os quintais das casas. Minha casa não tem amontoados de bagulho nem lixo aberto. O lixo é sempre colocado em sacolas e latões tampados”, relatou.
Michele Mattos também reclama do problema. “Aconteceu aqui em casa há uns dois meses. Uma ratazana enorme entrou na minha área de serviço e se alojou embaixo da máquina de lavar. Não sei como ela entrou, pois tudo é limpo e não deixo lixo exposto. Tentei uma ratoeira, mas ela conseguiu se soltar e ficou praticamente morando na área de serviço. Conseguimos prendê-la dentro da lata de lixo e tirá-la ainda viva de casa, o que foi um terror”, relatou.
Já a moradora de Porto Canoa, Vivian Fonseca Teixeira, reclama que no seu bairro a infestação de roedores se repete. “Ligamos para o setor de Zoonoses da prefeitura, mas até hoje não obtivemos retorno. Ainda estamos aguardando”, disse Vivian.
Segundo a assessoria da prefeitura, a Vigilância Ambiental em Saúde realizou a desratização em Barcelona em setembro de 2014 e está finalizando novo cronograma de realização dos serviços. Acrescentou que a equipe de limpeza do município está atuando no bairro desde segunda-feira (20) para retirada de entulho e outros descartes irregulares em pontos viciados de lixo.
Informou ainda que os moradores podem obter informações de como evitar a presença de pragas urbanas (roedores e baratas) pelo telefone 3281-2056. A Vigilância Ambiental em Saúde funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas, disse por meio de nota.