Categories: Notícias

Receitas para não sofrer “naqueles dias’.

Lucinéia e Ayala: enquanto uma usa anticoncepcionais a outra lança mão de execícios e medicamentos fisoterápiticos para espantar o mal estar. Foto: Clarice Poltronieri Lucinéia e Ayala: enquanto uma usa anticoncepcionais a outra lança mão de execícios e medicamentos fisoterápiticos para espantar o mal estar. Foto: Clarice Poltronieri
Lucinéia e Ayala: enquanto uma usa anticoncepcionais a outra lança mão de execícios e medicamentos fisioterápicos para espantar o mal estar. Foto: Clarice Poltronieri

Por Clarice Poltronieri

Toda menina que enjoa da boneca é sinal de que… chegou a menstruação. E com ela vêm os desconfortos na vida de uma mulher, que se vira para conviver com esse “derrame” mensal. Mas com bom humor e o típico jeitinho brasileiro, elas “driblam” esses dias difíceis.

A adolescente Ludmila F. M., de Enseada de Jacaraípe, de 13 anos, teve a menarca (primeira menstruação) no ano passado. “Sinto cólica nos primeiros dias e tomo remédio. Sempre tenho um absorvente na bolsa. Uma vez na igreja um menininho falou que minha calça estava suja de tinta vermelha. Peguei uma blusa de minha irmã, amarrei na cintura e fui embora correndo”, conta.

Moradora de São Francisco, Ayala Porto de Liz, de 31 anos, menstruou aos 10 anos e sofre. “Na minha menarca, na Copa de 94, todos comemoravam e eu sofria de dor. Ainda sinto dor e pressão baixa. Tomo remédio dois dias antes dela, alternando a cada mês. Também sofro de Tensão Pré-Menstrual (TPM). Após o anticoncepcional, melhorou o fluxo e diminuiu a dor, mas ainda incomoda”, relata.

Lucinéia Ayres, 41 anos, também residente no bairro São Francisco, tem seus truques para diminuir o sofrimento nesses dias. “Meu fluxo é pequeno e nunca tomei anticoncepcional. Quando menstruo fico tonta e com sono, a atenção diminui. Já senti cólica e já sangrei por uma semana, mas depois melhorou. Principalmente depois que comecei a malhar e a tomar remédios fitoterápicos”, aponta.

Examinando

O ginecologista que atende no Hospital Metropolitano, Fernando Sérgio Martins, orienta o que fazer. “É essencial o exame físico para confirmar se os sintomas são só da menstruação. Excluídas outras possibilidades, podemos tratar a dor com analgésicos e anti-inflamatórios e a TPM com medicamentos. Mas também é possível suspender o fluxo com uso de anticoncepcional contínuo. Não faz mal nenhum”, esclarece.

Fernando diz que se deve evitar uso de medicação em adolescentes três anos após a menarca e próximo à menopausa. E reforça que tudo deve ser feito com acompanhamento médico.

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de 10 anos, Gabriel Almeida atua como editor-chefe e repórter. Escreve com experiência para diversas editorias do portal. Além disso, assina a importante coluna: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades.

Últimas postagens

Ação educativa do Departamento de Trânsito aborda 176 motoristas da Serra

Um carro acidentado foi utilizado para alertar os motoristas sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool. Foto: Divulgação…

19 minutos atrás

Saiba quais supermercados vendiam carne estragada e alimentos mofados na Serra

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Jornal Tempo Novo (@jornaltemponovo) Uma operação da Polícia Civil e do…

37 minutos atrás

Serra terá aulas de zumba abertas ao público — veja como se inscrever

A professora Vanessa Marques (de blusa amarela) e parte de suas alunas. Foto: Divulgação/arquivo pessoal Moradores de Eldorado e adjacências…

57 minutos atrás

Serra brilha no Estadual de Wrestling e mira cenário internacional

Os atletas da Serra conquistam medalhas no Estadual 2025 de Wrestling em Guarapari e já se preparam para o Campeonato…

1 hora atrás

Circo Portugal anuncia últimas semanas na Serra com meia-entrada para todos

Entre as atrações do Circo Portugal estão Homem-bala: oitavo maior do mundo, anunciou últimas semanas na Serra com meia entrada…

2 horas atrás

Trupe Barroca celebra 300 anos de “As Quatro Estações” com apresentação gratuita no ES

Concerto gratuito da Trupe Barroca homenageia os 300 anos de “As Quatro Estações” de Vivaldi, com a renomada violinista Cynthia…

2 horas atrás