Por Clarice Poltronieri
Toda menina que enjoa da boneca é sinal de que… chegou a menstruação. E com ela vêm os desconfortos na vida de uma mulher, que se vira para conviver com esse “derrame” mensal. Mas com bom humor e o típico jeitinho brasileiro, elas “driblam” esses dias difíceis.
A adolescente Ludmila F. M., de Enseada de Jacaraípe, de 13 anos, teve a menarca (primeira menstruação) no ano passado. “Sinto cólica nos primeiros dias e tomo remédio. Sempre tenho um absorvente na bolsa. Uma vez na igreja um menininho falou que minha calça estava suja de tinta vermelha. Peguei uma blusa de minha irmã, amarrei na cintura e fui embora correndo”, conta.
Moradora de São Francisco, Ayala Porto de Liz, de 31 anos, menstruou aos 10 anos e sofre. “Na minha menarca, na Copa de 94, todos comemoravam e eu sofria de dor. Ainda sinto dor e pressão baixa. Tomo remédio dois dias antes dela, alternando a cada mês. Também sofro de Tensão Pré-Menstrual (TPM). Após o anticoncepcional, melhorou o fluxo e diminuiu a dor, mas ainda incomoda”, relata.
Lucinéia Ayres, 41 anos, também residente no bairro São Francisco, tem seus truques para diminuir o sofrimento nesses dias. “Meu fluxo é pequeno e nunca tomei anticoncepcional. Quando menstruo fico tonta e com sono, a atenção diminui. Já senti cólica e já sangrei por uma semana, mas depois melhorou. Principalmente depois que comecei a malhar e a tomar remédios fitoterápicos”, aponta.
Examinando
O ginecologista que atende no Hospital Metropolitano, Fernando Sérgio Martins, orienta o que fazer. “É essencial o exame físico para confirmar se os sintomas são só da menstruação. Excluídas outras possibilidades, podemos tratar a dor com analgésicos e anti-inflamatórios e a TPM com medicamentos. Mas também é possível suspender o fluxo com uso de anticoncepcional contínuo. Não faz mal nenhum”, esclarece.
Fernando diz que se deve evitar uso de medicação em adolescentes três anos após a menarca e próximo à menopausa. E reforça que tudo deve ser feito com acompanhamento médico.
O dono da distribuidora de bebidas foi detido por furtar energia com ‘gato’ em bairro da Serra. Crédito: Divulgação Uma…
A Serra está longe de ser a cidade que mais registrou assassinatos no Espírito Santo em 2024, pelo menos no…
A medida visa assegurar que todos os profissionais possam acessar os ambientes da OAB e reforça o compromisso com o…
Na Arena de Verão, na Serra, as atividades começam cedo, são voltadas para todas as idades, e são acompanhadas por…
A merenda pode ser oferecida diariamente, antes das aulas. Foto: Divulgação Tramita na Câmara Municipal da Serra o Projeto de…
As cortinas se abrem às 19 horas para narrar a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira, um personagem carismático e repleto…