Por Conceição Nascimento
Após dois anos de espera, e embasado pelo apoio de 498 mil assinaturas, a Rede Sustentabilidade alcançou o registro no Tribunal Superior Eleitoral e passa a ser o 34º partido do Brasil, sendo representado pelo número 18 e com a sigla Rede.
A legenda é idealizada pela ex-senadora Marina Silva, que disputou as eleições presidenciais em 2014 pelo PSB, sendo a terceira colocada.
Com a aprovação, e ainda na incerteza sobre os prazos para filiação e troca partidária do calendário eleitoral 2016, pré-candidatos de todo o Brasil se movimentam para ingressar na legenda.
No Espírito Santo, uma das lideranças mais esperadas para ingressar na legenda e disputar a reeleição é o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (PSB). Esta semana, especulou-se de que ele havia recuado da ideia e que permaneceria no PSB. Barcelos tem até o dia dois de outubro para decidir se permanece ou sai do ninho socialista.
O porta-voz da Rede no Estado, Gustavo De Biase, disse que o primeiro desafio foi superado. “Agora temos um mês para filiar os pré-candidatos e cuidar de questões burocráticas. Estamos com mais de 300 pré-filiados no Estado. O prefeito Audifax é uma figura que a Marina tem muito apreço e será uma grande honra se ele escolher se filiar à Rede. É muito mais certo que ele venha, apesar das especulações contrárias”, pontou.
Sobre barrar a entrada de mandatários, De Biase negou. “Temos a expectativa de que vários vereadores se filiem à legenda”, contou.
Na Câmara da Serra, sete vereadores estão podem trocar de legenda e migrar para a Rede. Os vereadores Alexandre Xambinho (PTdoB), Rodrigo Caldeira (SD) e Jorge Silva (SD) podem seguir para a nova legenda.
Por meio de sua assessoria, o prefeito comentou que não vai se pronunciar sobre o assunto no momento.