A Rede Sustentabilidade – atual partido do prefeito Audifax Barcelos – acionou a Justiça para tentar impugnar a participação do Partido Social Democrático (PSD) na coligação do candidato Sérgio Vidigal (PDT), que disputa a prefeitura pela 7ª em 28 anos. A Rede acusa o partido de não ter realizado corretamente a convenção partidária.
No documento que solicita a impugnação, o partido de Audifax se dirige contra a participação do PSD na coligação ‘A Serra vai pra frente’ e se justifica afirmando, entre outras coisas, que o presidente municipal do PSD decidiu individualmente, sem a participação dos dirigentes municipais, pela formação da coligação majoritária e o lançamento de candidatos a prefeito e vice não filiados ao partido – que no caso é a chapa Sérgio Vidigal e Thiago Carreiro.
A Rede ainda afirma que na convenção foi delegado poderes à Comissão Executiva Municipal Provisória para proceder as tratativas de apoio à candidatura de Vidigal. O documento, ao qual o TEMPO NOVO teve acesso, ainda cita uma afirmação que teria sido feita pelo 2º Secretário e Procurador do Partido, Leonardo Costa da Silva, em sua carta de renúncia.
“O agora ex-dirigente registra o nobre procurador que não houve deliberação da Executiva a respeito. O que é reconhecida por todos os presentes. Mas essa falha não tem como ser suprida no momento, se houver qualquer questionamento futuro deverá ser respondido pela Coligação. O procurador do partido alertou que esse fato poderá ser objeto de questionamentos futuros”, afirmou Leonardo Costa – segundo a justificativa da Rede.
Com essas questões apontadas, a Rede conclui que as ações realizadas pelo presidente do PSD foram contra as normas gerais que precisam ser cumpridas por todos os demais partidos e finaliza dizendo que, neste caso concreto, a decisão foi tomada por quem não recebeu efetiva delegação, ou seja, pelo Presidente do PSD-Serra, que agiu isoladamente.
A reportagem procurou o presidente do PSD-Serra, mas não o encontrou. O espaço está aberto e caso a direção do partido deseje se manifestar, essa matéria será atualizada com o posicionamento.