Categories: Arquivo

Rede de esgoto para 15 mil moradores até o fim ano

 

Parte dos bairros beneficiados deixarão de lançar 17 milhões de litros de esgoto sem tratamento por mês na lagoa Juara. Foto: Arquivo TN

A cidade terá mais 45 km de rede de coleta para tratamento de esgoto, que atenderá cerca de 15 mil moradores em seis bairros até o fim do ano. A implantação será feita pela Concessionária Serra Ambiental, responsável pela gestão do esgoto no município em Parceria Público-Privada (PPP) com a Cesan.

De acordo com a assessoria de imprensa da Serra Ambiental, dentre os bairros contemplados, estão Campinho da Serra II, Vista da Serra II e Divinópolis. Nos três serão 16 km de rede de coleta para 1.664 imóveis onde vivem cerca de 6,5 mil pessoas. As águas dos três bairros, que ficam na região da Serra-Sede, drenam para a lagoa Juara, que a partir dessas obras deve reduzir em mais de 17 milhões de litros por mês a carga de esgoto bruto que chega até ela.

Outros dois bairros que terão as redes são José de Anchieta I e II. Lá serão 4 km de tubulações para 1.946 imóveis, coletando os efluentes domésticos de cerca de 7,8 mil moradores, o que deve retirar cerca de 20 milhões de litros de esgoto não tratado por mês do Canal dos Escravos e dos manguezais do Lameirão, na parte serrana da baía de Vitória.

Por fim, também está prevista a implantação de redes em 3 km para 83 imóveis em Laranjeiras. O que deve atender 332 moradores, evitando o despejo mensal de mais de 8 milhões de litros de esgoto sem tratamento no córrego que deságua entre as praias de Manguinhos e Bicanga. Em Laranjeiras serão conectados imóveis comerciais contendo lojas, supermercados, restaurante e até hotel, por isso o volume alto de esgoto em relação à quantidade de imóveis.

Além dessas obras, ainda este ano serão construídas quatro estações elevatórias de esgoto bruto em Divinópolis, uma em Colina de Laranjeiras, uma em Laranjeiras, uma no Civit II e melhorias nas 129 que já existem espalhadas pela cidade.

Também haverá substituição de redes coletoras, redes de recalques e interceptores em diversos bairros, totalizando cerca de 22 km para melhoria do sistema de esgotamento sanitário. A assessoria do Serra Ambiental afirma que o conjunto desses investimentos chegará a R$ 30 milhões até dezembro.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira as condutas consideradas ilícitos eleitorais

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais de 2024, candidatos e eleitores devem estar atentos sobre o…

10 horas atrás

Comunicados – 26/09/2024 – 3ª edição

publicidade legal - 26-09-2024 - 3ª ediçãoBaixar

10 horas atrás

Câncer de mama: médica aponta 6 verdades pouco conhecidas sobre a doença

O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de…

11 horas atrás

Plantas tóxicas para cães: um guia de segurança para proteger seu amigo de quatro patas

A convivência com plantas em casa é um prazer para muitos, trazendo beleza e frescor ao ambiente. Porém, para quem…

12 horas atrás

Bolsonaro fará carreata na Serra em apoio a Igor Elson

Igor Elson tem o apoio de Bolsonaro e Magno Malta. Crédito: divulgação. O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Espírito Santo…

13 horas atrás

Manguinhos Gourmet, na Serra, terá programação musical nesta sexta-feira e sábado

Uma das atrações da noite musical do Manguinhos Gourmet, na Serra, é a banda Som de Vinil que se apresenta…

13 horas atrás