Categories: Meio Ambiente

Rede insuficiente para drenar chuvas em Laranjeiras

 por Anderson Soares

SUPERCHUVA DO DIA 30/10 - Serra ESSUPERCHUVA DO DIA 30/10 - Serra ES
A água invadiu lojas da Avenida Central e residências da parte alta do Parque Residencial Laranjeiras e causou muitos prejuízos. Foto: Yuri Scardini

As fortes chuvas dos últimos dias trouxeram para os moradores e comerciantes da Avenida Central de Laranjeiras uma preocupação quanto aos alagamentos que têm se tornado frequente. Muitos se queixam de que a revitalização da avenida não incluiu obras de melhoramento das manilhas para escoamento da água da chuva e esgoto.

Segundo o eletricista e morador do bairro, José Carlos Rodrigues, os alagamentos ficaram mais frequentes logo após o alargamento das calçadas da Avenida Central. “Fizeram as calçadas, mas não se preocuparam em aumentar o tamanho das manilhas pluviais e fluviais”, afirmou o eletricista.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da Serra (CDL), Samuel Vale,avaliou que a infraestrutura das galerias pluviais e fluviais precisa ser readequada. “Ela foi feita para 10 mil pessoas,mas hoje já atendem mais de 50 mil. A infraestrutura dessa região precisa acompanhar o crescimento econômico”

O temporal que atingiu a Serra na quinta-feira (30 de outubro) causou prejuízo e destruiu várias mercadorias dos vendedores. Em diversos trechos havia água de chuva retida em pontos baixos da avenida e bueiros que não davam conta do volume de água.

 

O outro lado

Em nota, a Prefeitura da Serra informou que as obras de reestruturação urbana e revitalização em Laranjeiras estão em andamento, e que ao todo será investido R$ 40 milhões. Quanto aos alagamentos, a Prefeitura disse ainda que mais de 100 ruas entre vias principais e paralelas, recebem melhorias como a desobstrução das redes pluviais, e que toda drenagem é direcionada para os pontos mais baixos da região.

 

Fundos de vale – A Prefeitura não respondeu se o fato de dois fundos de Vale que estão sendo aterrados na região de Laranjeiras – um em frente à Biancogrês e outro que é a avenida Carolina no acesso para Colina de Laranjeiras – dificultam a drenagem das águas e favorecem alagamentos.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Câmara realiza sessão solene em homenagem aos 120 anos do Rotary Club Serra Centenário

Em homenagem aos 120 anos do Rotary Club Serra Centenário, a Câmara de Vereadores realiza nesta quinta-feira (8) uma sessão…

8 horas atrás

Mural com 30 mil tampinhas revitaliza entorno do histórico Casarão de Carapebus, na Serra

O Eco Mural, utilizou 30 mil tampinhas plásticas e fica na sede do Instituto Goiamun, que fica no mesmo terreno…

14 horas atrás

Supermercados da Serra podem ser obrigados a exibir validade de produtos em promoção

Alimentos vencidos e estragados estavam sendo vendidos em supermercados da Serra. Crédito: Divulgação Após o escândalo envolvendo a venda de…

14 horas atrás

Festival de Cenas Curtas da Serra abre inscrições para artistas e grupos de teatro

O Festival de Cenas Curtas da Serra está em sua terceira edição e já foi realizado em 2021 e 2023…

15 horas atrás

Corpo de homem assassinado na Serra é encontrado 9 dias após o crime em Feu Rosa

Ozonal Honorato Santos, de 36 anos, foi encontrado morto nove dias após o crime na Serra. Crédito: Divulgação O corpo…

15 horas atrás

Mãe e filha levam MPB e brasilidades a bares da Serra no fim de semana

Suzi Martins divide o palco com sua filha Thais em um duo que vem conquistando o público há cerca de…

15 horas atrás