Categories: Meio Ambiente

Rede insuficiente para drenar chuvas em Laranjeiras

 por Anderson Soares

A água invadiu lojas da Avenida Central e residências da parte alta do Parque Residencial Laranjeiras e causou muitos prejuízos. Foto: Yuri Scardini

As fortes chuvas dos últimos dias trouxeram para os moradores e comerciantes da Avenida Central de Laranjeiras uma preocupação quanto aos alagamentos que têm se tornado frequente. Muitos se queixam de que a revitalização da avenida não incluiu obras de melhoramento das manilhas para escoamento da água da chuva e esgoto.

Segundo o eletricista e morador do bairro, José Carlos Rodrigues, os alagamentos ficaram mais frequentes logo após o alargamento das calçadas da Avenida Central. “Fizeram as calçadas, mas não se preocuparam em aumentar o tamanho das manilhas pluviais e fluviais”, afirmou o eletricista.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da Serra (CDL), Samuel Vale,avaliou que a infraestrutura das galerias pluviais e fluviais precisa ser readequada. “Ela foi feita para 10 mil pessoas,mas hoje já atendem mais de 50 mil. A infraestrutura dessa região precisa acompanhar o crescimento econômico”

O temporal que atingiu a Serra na quinta-feira (30 de outubro) causou prejuízo e destruiu várias mercadorias dos vendedores. Em diversos trechos havia água de chuva retida em pontos baixos da avenida e bueiros que não davam conta do volume de água.

 

O outro lado

Em nota, a Prefeitura da Serra informou que as obras de reestruturação urbana e revitalização em Laranjeiras estão em andamento, e que ao todo será investido R$ 40 milhões. Quanto aos alagamentos, a Prefeitura disse ainda que mais de 100 ruas entre vias principais e paralelas, recebem melhorias como a desobstrução das redes pluviais, e que toda drenagem é direcionada para os pontos mais baixos da região.

 

Fundos de vale – A Prefeitura não respondeu se o fato de dois fundos de Vale que estão sendo aterrados na região de Laranjeiras – um em frente à Biancogrês e outro que é a avenida Carolina no acesso para Colina de Laranjeiras – dificultam a drenagem das águas e favorecem alagamentos.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Sete projetos de Lei aguardam início do ano legislativo na Câmara da Serra

Câmara da Serra, em Serra Sede. Foto: Arquivo TN Enquanto aguardam o início do ano legislativo, vereadores da Serra já…

5 horas atrás

Guindaste tomba durante operação na área da Vale

O guindaste tombou durante sua operação dentro da área da Vale, no Porto de Tubarão. Crédito: Divulgação Um guindaste tombou…

6 horas atrás

Cheiro Moreno será uma das atrações da Expocapixaba

A banda Cheiro Moreno e comandada pelos vocais de Bianca Vedova. Foto: Divulgação A banda Cheiro Moreno promete agitar o…

6 horas atrás

Comediante Flávio Andradde se apresenta na Serra em show com ingressos esgotados

Com mais de 2 milhões de seguidores, Flávio Andradde ganhou notoriedade nacional ao ser semifinalista do Prêmio Multishow de Humor,…

7 horas atrás

Viminas abre 33 vagas de emprego para todos os níveis e contratação imediata na Serra

A Viminas abriu 33 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade e as contratações serão imediatas na Serra.…

8 horas atrás

Homens armados roubam carro com idosa na Serra

Momento que os criminosos rendem carro na Serra. Foto: Imagens de videomonitoramento Na tarde desta terça-feira (21), homens roubaram um…

8 horas atrás