Categories: Política

Rede já tem maior bancada na câmara junto com PMDB

 

Arte: Joatan Alves

Por Conceição Nascimento

Após a correria para cumprimento dos prazos do Calendário Eleitoral 2016, como domicílio eleitoral e troca de legenda, a Câmara da Serra tem nova composição partidária, com o esvaziamento de algumas agremiações e o crescimento de outras. Na teoria, o prefeito Audifax Barcelos (Rede) saiu fortalecido com as alterações e isso facilitaria a sua governabilidade para os próximos meses do seu mandato.

É o caso dos partidos Solidariedade (SD) e Rede Sustentabilidade (Rede). O primeiro deles chegou a ter cinco vereadores na bancada, mas agora amarga o esvaziamento, chegando à representação zero. Quatro vereadores do SD mais alinhados com o prefeito migraram para a recém-criada Rede, que agregou às suas fileiras Cézar Nunes, Rodrigo Caldeira, Alexandre Xambinho e Auredir Pimentel.

Outro militante do SD, Marcos Tongo, também aliado do prefeito, migrou para o PSB, legenda que por sua vez perdeu Boy do INSS, tido como oposição, para o PMDB. Este partido, que tem como decano o vereador Luiz Carlos Moreira, líder do prefeito na Casa, também ficou volumoso, com quatro parlamentares. Além de Boy e Moreira, os peemedebistas abrigaram Jorjão Silva e Toninho da Ambulância.

A terceira maior bancada na Câmara é a do PT, que se coloca como um partido independente em relação ao Executivo. Durante a corrida para cumprimento dos prazos para migração partidária (agora estendida para abril de 2016) especulou-se que o vereador Sebastião Sabino poderia deixar o partido. Com a sua permanência, o PT manteve a bancada de três, com Aécio Leite e Gilmar Carlos.

O PDT, de oposição ao prefeito, sofreu uma baixa e mantém dois vereadores, Davi Duarte e Nacib Haddad. Esta legenda contava ainda com o vereador Auredir Pimentel (Rede).

Outros partidos têm um representante na Câmara. É o caso do Pros (Basílio da Saúde), PTB (Aldair Xavier), o PP (Guto Lorenzoni), PSD (Neidia Maura), PR (Gideão Svensson), PRB (Pastor Ricardo), PSL (José Raimundo), PV (Tio Paulinho) e PTC (Miguel da Policlínica).

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

6 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

8 horas atrás

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

12 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

13 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

14 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

14 horas atrás