Categories: Política

Rede já tem maior bancada na câmara junto com PMDB

 

Arte: Joatan Alves

Por Conceição Nascimento

Após a correria para cumprimento dos prazos do Calendário Eleitoral 2016, como domicílio eleitoral e troca de legenda, a Câmara da Serra tem nova composição partidária, com o esvaziamento de algumas agremiações e o crescimento de outras. Na teoria, o prefeito Audifax Barcelos (Rede) saiu fortalecido com as alterações e isso facilitaria a sua governabilidade para os próximos meses do seu mandato.

É o caso dos partidos Solidariedade (SD) e Rede Sustentabilidade (Rede). O primeiro deles chegou a ter cinco vereadores na bancada, mas agora amarga o esvaziamento, chegando à representação zero. Quatro vereadores do SD mais alinhados com o prefeito migraram para a recém-criada Rede, que agregou às suas fileiras Cézar Nunes, Rodrigo Caldeira, Alexandre Xambinho e Auredir Pimentel.

Outro militante do SD, Marcos Tongo, também aliado do prefeito, migrou para o PSB, legenda que por sua vez perdeu Boy do INSS, tido como oposição, para o PMDB. Este partido, que tem como decano o vereador Luiz Carlos Moreira, líder do prefeito na Casa, também ficou volumoso, com quatro parlamentares. Além de Boy e Moreira, os peemedebistas abrigaram Jorjão Silva e Toninho da Ambulância.

A terceira maior bancada na Câmara é a do PT, que se coloca como um partido independente em relação ao Executivo. Durante a corrida para cumprimento dos prazos para migração partidária (agora estendida para abril de 2016) especulou-se que o vereador Sebastião Sabino poderia deixar o partido. Com a sua permanência, o PT manteve a bancada de três, com Aécio Leite e Gilmar Carlos.

O PDT, de oposição ao prefeito, sofreu uma baixa e mantém dois vereadores, Davi Duarte e Nacib Haddad. Esta legenda contava ainda com o vereador Auredir Pimentel (Rede).

Outros partidos têm um representante na Câmara. É o caso do Pros (Basílio da Saúde), PTB (Aldair Xavier), o PP (Guto Lorenzoni), PSD (Neidia Maura), PR (Gideão Svensson), PRB (Pastor Ricardo), PSL (José Raimundo), PV (Tio Paulinho) e PTC (Miguel da Policlínica).

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Prefeitura abre processo seletivo para auxiliar de farmácia e de saúde bucal com salário de R$ 1.933

A Prefeitura abriu processo seletivo para auxiliar de farmácia e de saúde bucal com salário de R$ 1.933. Crédito: Divulgação…

8 minutos atrás

Babesiose canina: uma doença parasitária grave e comuns desafios no tratamento

A babesiose canina é uma doença parasitária transmitida por carrapatos que afeta cães em diversas regiões do mundo, incluindo o…

42 minutos atrás

O consumo excessivo de ovos: mito ou verdade?

Nos últimos anos, o ovo deixou de ser o vilão da alimentação para ganhar o status de “superalimento”. Rico em…

1 hora atrás

Dengue avança e Serra faz mutirão para combater mosquito em bairros

Foto: Divulgação A Secretaria de Saúde (Sesa), em parceria com as Secretarias de Serviços (Sese) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur),…

1 hora atrás

Fantástica Fábrica de UAU: livro traz inovação com contribuições de grandes nomes do mercado

O publicitário e empresário Marcelo Braga, CEO da Liga de Marketing – referência nacional em experiências memoráveis –, apresenta sua…

3 horas atrás

Homem é preso acusado de estuprar filha e enteada na Serra

Na última segunda-feira (20), um homem, de 44 anos, foi preso suspeito de estuprar a filha e a enteada, de…

3 horas atrás