Conceição Nascimento
Com dois vereadores na Câmara, lideranças da Rede Sustentabilidade trabalham para atrair mais parlamentares.
Alguns vereadores, eleitos em palanques de oposição a Audifax Barcelos, principal liderança capixaba da Rede, migraram para a bancada governista. Assim, alguns ficaram desconfortáveis nos seus partidos e vem conversando sobre filiação na Rede.
Este parece ser o caso dos vereadores Wellington Alemão (DEM), Adilson de Novo Porto Canoa (PSL) e Quelcia Fraga (PSC).
Um dos fundadores da Rede no ES e membro da Comissão de Ética Estadual da legenda, Ronaldo Freire, revelou que está intermediando a conversa entre os três vereadores e a Rede, já que estão na base do prefeito.
“Estamos aguardando uma janela de filiação partidária; há algumas semanas estamos conversando, devido à afinidade com a proposta da Rede, em atenção às eleições 2018, com Marina candidata a presidente e Audifax, cotado para o Governo do Estado”, argumentou Ronaldo.
A reportagem entrou em contato com os vereadores. Adilson confirmou que tem afinidade com a Rede e que uma possível mudança deve ser feita diante de um quadro de janela de filiação partidária.
A vereadora Quélcia negou que tenha a intenção de trocar de partido e disse que a reunião com Ronaldo Freire tinha outros assuntos em pauta.
Já o vereador Alemão foi procurado pela reportagem, mas seu celular estava no modo caixa-postal.
Sobre o assunto, o presidente municipal do DEM, Enivaldo Dias, se pronunciou. “Ele (Wellington Alemão) ainda não comentou sobre esse assunto. Na última reunião que tivemos falou sobre permanência no partido”, disse.
A reportagem tentou contato com os outros partidos, mas não obteve retorno.