Categories: Política

Redução da maioridade penal avança no Congresso

Depois de 21 anos parada a proposta de emenda foi votada no último dia 31. Foto: Divulgação

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara Federal aprovou por 42 votos a 17, na última terça-feira (31), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos.

Os parlamentares que votaram a favor da PEC argumentam que, se aprovada, a nova regra reduzirá a impunidade sobre de crimes cometidos por jovens. Já os deputados da base aliada do Governo, contrários à medida, discordam e votaram contra, alegando que o sistema carcerário não tem condição de receber, muito menos recuperar os adolescentes.

Na Serra, o projeto foi também divide opiniões. O vereador Miguel da Policlínica (PTC) é a favor da redução, pois o menor que comete crime hoje acaba ficando impune. “Se ele conquistou o direito de votar e escolher seus representantes, pode responder por seus atos”, argumenta.

Já o vereador Gilmar Carlos  da Silva – o Gilmarzinho (PT) é contra a proposta. “É um retrocesso. O que pode contribuir neste caso é o investimento no social, em escolas. Os adolescentes devem receber acompanhamento e deve-se fazer valer o Estatuto deles. O sistema prisional está falido e não funciona. Colocar mais adolescentes lá só vai produzir mais bandidos”, avalia.

A PEC foi apresentada em agosto de 1993 e ficou mais de 21 anos parada. Agora ela será avaliada por Comissão Especial formada para analisar a matéria. Se aprovada segue para o plenário.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Dono de distribuidora de bebidas é detido por furtar energia com ‘gato’ na Serra

O dono da distribuidora de bebidas foi detido por furtar energia com ‘gato’ em bairro da Serra. Crédito: Divulgação Uma…

5 horas atrás

Diferente do estigma, Serra é a 30ª cidade do ES em taxa de homicídios – veja o ranking

A Serra está longe de ser a cidade que mais registrou assassinatos no Espírito Santo em 2024, pelo menos no…

5 horas atrás

OAB-ES libera acesso às salas de apoio para todos os advogados, sem restrição financeira

A medida visa assegurar que todos os profissionais possam acessar os ambientes da OAB e reforça o compromisso com o…

5 horas atrás

Final de semana repleto de atividades e fé em Jacaraípe

Na Arena de Verão, na Serra, as atividades começam cedo, são voltadas para todas as idades, e são acompanhadas por…

5 horas atrás

Projeto propõe lanche antes das aulas para alunos do turno da tarde na Serra

A merenda pode ser oferecida diariamente, antes das aulas. Foto: Divulgação Tramita na Câmara Municipal da Serra o Projeto de…

5 horas atrás

Espetáculo gratuito na Serra traz a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira neste sábado

As cortinas se abrem às 19 horas para narrar a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira, um personagem carismático e repleto…

6 horas atrás