Serra, 21 de Maio de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Meio Ambiente

Serra, 4 de Maio de 2018 às 10:37

Redução da proteção ao Mestre Álvaro sem data para ser votada


Vista do Mestre Álvaro a partir da região de Muribeca, na zona rural da Serra. Foto: Arquivo TN

Ainda não há previsão para a votação na Assembleia Legislativa (Ales) do projeto de lei do Governo Estadual que reduz a Área de Proteção Ambiental (APA) do Mestre Álvaro de 3.470 hectares para 2.389 hectares. A informação é da assessoria do deputado Jamir Malini (PP), que pediu vistas no processo quando ele foi apresentado na casa há duas semanas.

Jamir se mostrou favorável à redução, mas disse que o assunto precisa ser melhor esclarecido com os proprietários de terrenos do morro e seu entorno. Inclusive na próxima segunda-feira (07), às 19h, está marcada reunião para tratar do assunto entre representantes da Associação de Produtores Rurais da Serra e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES (Idaf), órgão que fez as medições que embasam a proposta de redução da APA.

Outro deputado estadual com base eleitoral na Serra, Bruno Lamas (PSB), disse que pediria uma Audiência Pública na Comissão de Meio Ambiente da Ales antes que o projeto, assinado pelo governador Paulo Hartung (MDB), vá à votação. Mas até a última semana ainda não havia definição de data.

A proposta vem recebendo fortes críticas de ativistas e ambientalistas que atuam no Mestre Álvaro. E 86% dos internautas (196 votos) que participaram da enquete promovida pelo Tempo Novo em seu site disseram ser contra a redução da Apa. Nove por cento dos votantes (21) se colocaram a favor e outros 5% (11 votos) não optaram.

Enquanto o Estado planeja reduzir a Apa, ambientalistas fotografaram duas jaguatiricas – felino da mata Atlântica ameaçado de extinção – no morro. As imagens foram capturadas em março e abril pelo grupo Guardiões do Mestre.




O que você acha ?

Você concorda com a redução da Área de Proteção Ambiental (APA) do Mestre Álvaro?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por