O Hospital Jayme Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, na Serra, é a principal referência no Espírito Santo para tratamento de casos da Covid-19.
O governador Renato Casagrande anunciou na na tarde desta quarta (1) a abertura de mais 60 leitos de UTI com respiradores. Segundo Casagrande, ao final de abril, serão 100 leitos e 170 em maio, com capacidade para chegar a 220.
Até ontem (31) o Espírito Santo tinha 96 casos confirmados da doença, 750 descartados, 976 suspeitos ainda em investigação, totalizando um total de 1.823 notificações.
Dos casos confirmados, 13 pacientes já estão curados, 68 estão em isolamento residencial e 15 estão internados, sendo nove em UTI. Não há óbitos.
O caso, que totalizaria 97, pertence a um paciente morador do Rio de Janeiro que possui empresa em solo capixaba e procurou serviço de saúde local. A confirmação desse paciente já foi repassada ao seu estado de origem pelo Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
O Espírito Santo já registra casos de transmissão comunitária da doença, ou seja, quando não há como identificar a origem da contaminação.
Segundo Nesio Fernandes, titular da Secretaria de Estado da Saúde os profissionais do Jayme estão sendo treinados para enfrentar a pandemia desde de janeiro. “Estamos preparando leitos de UTI, enfermaria e compras de equipamentos para o pior dos cenários, pensando num melhor resultado que é um tratamento de qualidade, com uma equipe técnica assistencial segura, competente e qualificada para garantir para o nosso paciente crítico o melhor manejo. Outros hospitais do Estado também estão sendo preparados desde janeiro e fevereiro”.