Categories: Economia

Referência no ES, Serra segue atraindo empresas de logística

Uma empresa do setor de refrigeração ampliou recentemente seu centro de distribuição no Civit II que atende o ES e outros estados. Foto: Fábio Barcelos/Arquivo TN

 

Clarice Poltronieri

Nas últimas décadas a Serra se consolidou como um dos centros logísticos mais importantes do Espírito Santo. Com a retomada do crescimento na economia, várias empresas têm procurado a cidade para instalar centros de distribuição de mercadorias.

Em entrevista dada ao Tempo Novo no início do mês, a prefeita interina Márcia Lamas (PSB) informou que a rede de farmácias Pacheco vai trazer para a cidade um centro de distribuição de medicamentos para atender a Grande Vitória, sul do ES, parte do Rio de Janeiro e Minas Gerais, gerando de imediato 90 empregos diretos. Márcia revelou também que a distribuidora tem planos de expansão para atender também o sul da Bahia, quando passará a gerar 150 empregos.

Outro exemplo recente é a empresa do ramo de climatização Friopeças que ampliou seu centro de distribuição na cidade, que conta hoje com 90 colaboradores diretos e pelo menos 30 indiretos. O investimento foi na ordem de R$ 3 milhões. A empresa, além de 10 lojas físicas distribuídas em todo Brasil, trabalha com televendas e e-comerce, tendo na Serra seu ponto de armazenagem e distribuição.

A empresa de e-comerce de vinhos, Wine, que recentemente levou sua sede administrativa para Vitória, manteve no Civit II seu centro de distribuição de produtos, gerando 200 empregos no município.

Para o economista Luiz Fernando Lorenzoni a Serra é uma das referências num estado bem localizado. “Num raio de mil km do ES temos de 60 a 70% do PIB nacional. Isso facilita acesso ao consumidor final. Temos ambiente para receber cargas, armazenar e distribuir”, pontua.

Ele acrescenta que, a proximidade com o aeroporto de Vitória e com os portos de Tubarão e Praia Mole, além da presença da BR 101, Rodovia do Contorno e da Ferrovia Vitória Minas potencializam essa vocação da Serra para logística.

Em abril de 2015, a Serra possuía mais de 100 empresas do setor de logística que geravam cerca de 3 mil empregos diretos. Os locais da cidade mais procurados e que mais concentram esses empreendimentos ficam nos Civit’s I e II, ao longo ES-010, Jardim Limoeiro e Novo Horizonte. As principais cargas armazenadas no município são do ramo de autopeças e produtos farmacêuticos, que chegam por meio de rodovias, portos e ferrovias.

 

 

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira as condutas consideradas ilícitos eleitorais

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais de 2024, candidatos e eleitores devem estar atentos sobre o…

14 horas atrás

Comunicados – 26/09/2024 – 3ª edição

publicidade legal - 26-09-2024 - 3ª ediçãoBaixar

15 horas atrás

Câncer de mama: médica aponta 6 verdades pouco conhecidas sobre a doença

O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de…

15 horas atrás

Plantas tóxicas para cães: um guia de segurança para proteger seu amigo de quatro patas

A convivência com plantas em casa é um prazer para muitos, trazendo beleza e frescor ao ambiente. Porém, para quem…

17 horas atrás

Bolsonaro fará carreata na Serra em apoio a Igor Elson

Igor Elson tem o apoio de Bolsonaro e Magno Malta. Crédito: divulgação. O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Espírito Santo…

17 horas atrás

Manguinhos Gourmet, na Serra, terá programação musical nesta sexta-feira e sábado

Uma das atrações da noite musical do Manguinhos Gourmet, na Serra, é a banda Som de Vinil que se apresenta…

17 horas atrás