Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores da região poderão usufruir de uma maior oferta no atendimento das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).
A iniciativa é promovida em razão das comemorações aos 18 anos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PNPIC (Portaria GM/MS nº 971), instituída em maio de 2006. Ela visa a ampliar as ofertas de cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS), além de promover o bem-estar individual e coletivo.
A Secretaria de Saúde da Serra firmou uma parceria com a Casa do Reiki que, durante esse evento, disponibilizará intervenções com PICS. Essa será a oportunidade para as pessoas conhecerem o Reiki e seus benefícios.
Na ocasião, também serão ofertadas as práticas de aromaterapia, auriculoterapia, fitoterapia, massoterapia, ventosaterapia e ioga.
Na rede municipal da Serra, as PICS são apresentadas à população em mutirões de serviço como o Serra + Cidadã e também no Serra + Saúde. Em ambos os casos por demanda livre.
As PICS também são realizadas em oficinas terapêuticas para pacientes do CAPS AD e por meio do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef), que oferta ioga para os usuários do serviço.
Para ter acesso, o paciente deve procurar a sua unidade de saúde de referência.
O que são as PICS?
As PICS complementam um tratamento já existente, promovendo a saúde e prevenindo doenças. A inserção das PICS vem para promover mudança de paradigmas, trazendo uma abordagem de cuidado integral, além dos recursos do modelo assistencial já existente.
O objetivo é tratar a mente e o corpo do paciente, valorizando suas potencialidades quanto indivíduo na sociedade.
Essas práticas foram implementadas no Sistema Único de Saúde (SUS), em 2006, com a PNPIC, que atualmente dispõe de 29 práticas na Rede de Atenção à Saúde.