Categories: Meio Ambiente

Resposta sobre chuva de pó brilhante de Tubarão sai nesta sexta

Moradores mostram mãos sujas de pó coletado na rua e no interior das casas após intensa precipitação de poeira. (Foto: Arquivo TN/Fábio Barcelos)

O Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) deve revelar, nesta sexta-feira (12), de onde veio o pó brilhante que caiu sobre o bairro Praia de Carapebus há duas semanas, bem como a punição aos responsáveis e as medidas de controle. A promessa foi feita na última quarta (10) pelo diretor do Iema, Alaimar Fiuza, durante apresentação do mais recente inventário sobre fontes de poluição do ar da Grande Vitória.

Segundo Alaimar, o órgão está preparando um relatório a partir de vistorias feitas no Complexo de Tubarão tanto na ArcelorMittal quanto na Vale, além de ter recolhido o pó para análise nas casas dos moradores de Carapebus. O bairro é vizinho ao complexo industrial e portuário das siderúrgicas, e já se sabe que a poeira veio de lá; resta determinar se da Vale, da Arcelor ou de ambas.    

O caso da chuva de pó brilhante ganhou repercussão em todo o estado após a divulgação de vídeos da situação nas redes sociais. De acordo com o presidente da Associação de Moradores do bairro, Anderson Muniz, apesar de não ter sido notado algo tão radical quanto na noite entre os dias 16 e 17 de junho – quando dava para observar a poluição caindo -, o pó preto segue muito intenso na região.

“Se você ficar alguns minutos na rua, dá para sentir o pó de minério. No canto dos olhos, fica aquela remela escura. Mais do que uma reposta do Iema e das empresas, queremos ações concretas para reduzir essa sujeira”, cobra o líder comunitário.

 Na última semana, outro morador do bairro fez um protesto bem humorado. Ele gravou um vídeo deitado no chão mostrando a quantidade de poluição a que estão sujeitos.

Em nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) da Serra informou que fez vistorias conjuntas com o Iema tanto nos bairros quanto na área da ArcelorMittal (a Vale já fica no território de Vitória). Disse, ainda, que irá se manifestar e que deve divulgar parecer sobre a situação nesta sexta (12). 

As empresas

À imprensa capixaba, a Arcelor disse que está fazendo investigação interna para ver se houve alguma inconformidade que tenha gerado a emissão do pó mais brilhante apontado pelos moradores. Já a Vale disse que suas operações estão dentro da normalidade e negou que seja responsável pelo pó brilhante que caiu sobre Carapebus. Ambas as siderúrgicas disseram que estão investindo para reduzir a poluição que geram. 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Setembro em Flor: conheça os sintomas de tumores ginecológicos

Setembro em flor/ Freepik Neste mês acontece a campanha Setembro em Flor, voltada para a conscientização e prevenção de tumores…

56 minutos atrás

Nova onda de calor chega em setembro

Praia de Jacaraípe no fim de semana. Foto: Gabriel Almeida | Jornal Tempo Novo Uma nova massa de ar quente…

56 minutos atrás

Homem é preso em flagrante recebendo anabolizantes na Serra

PF apreende anabolizantes na Serra/ Divulgação Polícia Federal Na tarde da última quarta-feira (28), a Polícia Federal (PF) prendeu em…

1 dia atrás

O frio continua? Veja previsão do tempo para a Serra

Foto: José Cruz/Agência Brasil As temperaturas amenas vivenciadas pelos moradores da Serra nos últimos dias trouxeram esperança de dias mais…

1 dia atrás

Bicanga, na Serra, registra dois incêndios na mesma semana

os incêndios são em áreas com vegetação e geralmente acontecem devido ação humana/ Leitor Tempo Novo Dois diferentes pontos do…

1 dia atrás

Barbeiro da Serra é reconhecido evento nacional

O evento Masterday Max dos Santos é o maior evento do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil…

1 dia atrás