Em uma sessão rápida, com pouco mais de 24 minutos e sem discursos, a Câmara da Serra aprovou, durante a sessão da última segunda-feira (17), as contas do prefeito Audifax Barcelos (Rede) referentes ao exercício de 2013. A votação foi feita por meio do Projeto de Decreto Legislativo 02/2020, de autoria da Comissão de Finanças e Orçamento, que orienta a aprovação do parecer do Tribunal de Contas. Ainda tramitam no Legislativo as contas do prefeito referentes ao exercício 2014.
Esse fato foi interpretado como um sinal de vigor político de Audifax na Câmara, que vai deixar o mandato no fim desse ano e não pode deixar ‘pontas soltas’, já que seu adversário, o deputado Sérgio Vidigal (PDT), deverá ser candidato. Vale destacar que ter as contas rejeitadas pode até implicar inelegibilidade.
Além das contas do prefeito, na semana inteira, a Câmara da Serra votou apenas mais duas matérias: um projeto indicativo, que é bem intencionado, mas pouco objetivo, já que se trata apenas de uma sugestão formal para a Prefeitura; e o outro é um PL do vereador Aécio Leite (PT), que declara uma instituição como de Utilidade Pública. Isso porque a população paga salário de R$ 9 mil/mês para 26 vereadores, sem contar que é um ano eleitoral, quando se espera uma produção maior para gerar mais visibilidade ao mandato… Como diz Luciano Huck: loucura, loucura, loucura…
Com a proximidade das eleições, o grupo do governador Renato Casagrande (PSB) e do ex-governador Paulo Hartung (sem partido) começam a se engalfinhar. Além da briga no MDB – a qual o ex-deputado Lelo Coimbra acusou de interferência de Casagrande, mas que foi desmentida pelo governador -, o ex-secretário estadual de Segurança Pública, Nylton Rodrigues (pré-candidato a prefeito de Vitória pelo Novo), também saiu atirando contra o governo.
De acordo com ele, seu amigo e aliado Guilherme Daré, que foi chefe da Polícia Civil na gestão de Hartung, teria sido anunciado como pré-candidato a vereador de Vitória pelo Novo. Isso teria rendido a Guilherme uma retaliação: foi exonerado da função de superintendente de Comunicação da PC e transferido para a delegacia de Goiabeiras. Nylton se disse “indignado” e classificou o ato como “injusto” e “truculento”. O clima deve esquentar ainda mais até outubro.
Audifax ainda não anunciou o nome do seu sucessor; entretanto, começam a surgir algumas pistas. Ele deve ficar entre um de seus secretários: Elcimara Rangel (Assistência Social), Igor Elson (Serviços) ou Jolhiomar Massariol (Coordenadoria). Durante evento da Rede ocorrido no último sábado (15), todos os secretários de Audifax foram citados nominalmente. Quando se chegou aos nomes de Elcimara e Igor, a plateia presente fez a famosa competição de palmas (Jolhiomar estava representando Audifax em um evento do PSB que lançou Bruno Lamas pré-candidato a prefeito). Apesar de não transparecer, é evidente que há certo nível de tensão interna a respeito desse assunto.
Elcimara, inclusive, esteve com Audifax na inauguração do Atacado Vem, que pertence ao Grupo Coutinho, dono do Extrabom. Rendeu até uma publicação nas redes sociais do prefeito posando ao lado de Elcimara, fato muito comentado no meio político como um sinal de Audifax.
Câmara da Serra, em Serra Sede. Foto: Arquivo TN Enquanto aguardam o início do ano legislativo, vereadores da Serra já…
O guindaste tombou durante sua operação dentro da área da Vale, no Porto de Tubarão. Crédito: Divulgação Um guindaste tombou…
A banda Cheiro Moreno e comandada pelos vocais de Bianca Vedova. Foto: Divulgação A banda Cheiro Moreno promete agitar o…
Com mais de 2 milhões de seguidores, Flávio Andradde ganhou notoriedade nacional ao ser semifinalista do Prêmio Multishow de Humor,…
A Viminas abriu 33 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade e as contratações serão imediatas na Serra.…
Momento que os criminosos rendem carro na Serra. Foto: Imagens de videomonitoramento Na tarde desta terça-feira (21), homens roubaram um…