Categories: O Nó da Gravata

Ressalva nas contas de Audifax | Leia ‘O Nó da Gravata’ desta semana


Há a expectativa nos bastidores da Câmara da Serra para que vereadores votem as contas do prefeito Audifax Barcelos (Rede) referentes aos anos de 2013 e 2014. O documento veio do Tribunal de Contas, assinado pelo relator Sérgio Borges com a recomendação de “aprovação com ressalva”. O novo líder do prefeito na Câmara, o vereador Fábio Duarte (sem partido), resumiu-se a dizer que “as matérias estão na Casa com parecer de aprovação do Tribunal de Contas”.

Rabo preso nem pensar

Outros vereadores foram procurados, mas não quiseram falar sobre o assunto. Entretanto, sob a condição de anonimato, a informação de alguns deles é que haverá um diálogo em torno das contas, já que Audifax não pode correr o risco de deixar essa pendência para trás, levando em consideração que seu adversário Sérgio Vidigal (PDT) deverá ser candidato a prefeito.

Hora e vez dos apertados

Vereadores devem apresentar demandas partidárias, já que muitos deles estão sem partido e com dificuldade de se alocar em alguma sigla competitiva para a eleição; além disso, precisarão de ações de visibilidade em suas comunidades.

Falso pastor?

O debate em torno da eleição também pautou a Câmara. Na sessão da última segunda-feira (10), houve um ‘climão’ entre o vereador Ailton Rodrigues – que também é o presidente municipal do PSC – e a vereadora Quélcia (PSC). Isso porque, de acordo com a parlamentar, ela teria sido “avisada pela reportagem do TEMPO NOVO” de que o partido não iria dar legenda a ela para disputar a eleição e, com isso, na tribuna da Câmara, a vereadora descarregou uma metralhadora sobre Ailton. Ela chegou a colocar em xeque a função de pastor, a qual o vereador também exerce: “Ele não é pastor, porque, se fosse, não faria isso comigo!”.

Peso morto?

Já Ailton, mais contido, justificou-se, dizendo que não adiantaria nada mantê-la nas fileiras do PSC, uma vez que a sigla não conseguiria atrair candidatos e, portanto, não atingiria o coeficiente eleitoral: “Vamos morrer abraçados!”, disse Ailton. Com jeito, o vereador ainda alfinetou a colega: “Enquanto eu acordo domingo de manhã para montar o partido, alguns filiados (referindo-se a Quélcia) estão de férias viajando. É muito difícil montar partido, e só quem faz sabe como é”.

Trabalho que é bom…

O que não voltou quente foi a produção legislativa. Nessa semana, nas duas sessões ordinárias (segunda e quarta), os vereadores votaram apenas cinco projetos, e todos eles indicativos. Vale ressaltar que, apesar de serem bem-intencionados, todos os cinco projetos indicativos têm muito pouco efeito prático, uma vez que não são nada além de uma sugestão de ações e obras ao Executivo. Inclusive, muitos desses projetos nem constam nas peças orçamentárias e de planejamento.

Manguinhos e Limas

Neste sábado (15), Manguinhos vai ferver. Além de o balneário estar ‘bombando’ de turistas, terá o aniversário dos líderes comunitários Guilherme Lima (Manguinhos) e Henrique Lima (Feu Rosa). Será a céu aberto na entrada da vila, com direito a samba e congo. De acordo com Guilherme, já confirmaram presença vários políticos de alto calibre do município. Em ano eleitoral, não vai faltar assunto, regada a boa música e diversão.

Meu salário é baixo

Os bastidores da Câmara voltaram com tudo após o recesso. Além das contas de Audifax, estaria na fila um projeto que aumentaria os salários dos vereadores. Seria um PL que incluiria para os parlamentares o mesmo percentual de reajuste dado aos servidores daqui em diante. Dizem que o projeto virá da Mesa Diretora e será, no jargão político, um ‘jabuti’; em outras palavras, são projetos disfarçados por outros temas.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Sete projetos de Lei aguardam início do ano legislativo na Câmara da Serra

Câmara da Serra, em Serra Sede. Foto: Arquivo TN Enquanto aguardam o início do ano legislativo, vereadores da Serra já…

7 horas atrás

Guindaste tomba durante operação na área da Vale

O guindaste tombou durante sua operação dentro da área da Vale, no Porto de Tubarão. Crédito: Divulgação Um guindaste tombou…

9 horas atrás

Cheiro Moreno será uma das atrações da Expocapixaba

A banda Cheiro Moreno e comandada pelos vocais de Bianca Vedova. Foto: Divulgação A banda Cheiro Moreno promete agitar o…

9 horas atrás

Comediante Flávio Andradde se apresenta na Serra em show com ingressos esgotados

Com mais de 2 milhões de seguidores, Flávio Andradde ganhou notoriedade nacional ao ser semifinalista do Prêmio Multishow de Humor,…

10 horas atrás

Viminas abre 33 vagas de emprego para todos os níveis e contratação imediata na Serra

A Viminas abriu 33 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade e as contratações serão imediatas na Serra.…

11 horas atrás

Homens armados roubam carro com idosa na Serra

Momento que os criminosos rendem carro na Serra. Foto: Imagens de videomonitoramento Na tarde desta terça-feira (21), homens roubaram um…

11 horas atrás