Categories: Notícias

Restaurantes e bares com sal na mesa serão multados

A lei prevê multa de aproximadamente R$ 1328,55 para o estabelecimento que não cumprir a lei.

A lei visa reduzir o consumo de sal e o número de hipertensos. Foto: Divulgação

Sal na mesa, só se o cliente pedir. É o que diz uma lei estadual aprovada na última sexta (22) pelo governador Paulo Hartung (PMDB) e que vem dando o que falar nas redes sociais. É a lei 10.369/15 que proíbe a exposição de saleiros ou sachês contendo cloreto de sódio (o popular sal) em bares, restaurantes, lanchonetes e outros locais similares.

A lei prevê multa de aproximadamente R$ 1.328,55 para o estabelecimento que não cumprir a lei. Ela entrará em vigor no dia 5 de julho, 45 dias após a data de publicação.

Muitos se mostraram a favor da iniciativa. Foi o caso de Adriana Lira “Os índices de pacientes hipertensos e suas complicações aumentam absurdamente a cada ano. O consumo exagerado de cloreto de sódio é um perigo para a saúde de todos nós!”.

Já Danyara Corona acrescentou que a hipertensão leva muitas pessoas aos hospitais e que gera gastos e acha que essa é uma medida de prevenção.

Luciano Flores é a favor. “Não vai ter o sal exposto, porém é simples de resolver. Garçon por gentileza, quero 1 kg de sal para acompanhar a batata”, ironiza.

Outros já encararam a medida como desnecessária, como Danielli Marques Fiorani. “Eu controlo a quantidade de ingestão de sal, mas quem gosta vai continuar comendo muito. Só vai dificultar o trabalho do garçom”.

Já Paulinha Cota protesta: “Tanta lei para criar, tanta coisa absurda acontecendo, e nosso governo se preocupando com o sal na mesa de um restaurante”.

Há ainda a turma que brinca, como Ricardo Sediyama: “Era SAL o que me faltava!”

“E o Álcool, e o tabagismo que matam mais do que qualquer outra coisa? Porque não fazem leis proibindo a venda destes dois produtos que matam e destroem pessoas e famílias?”, questiona Dilda Duarte.

Os depoimentos foram tirados de uma rede social.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

16 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

16 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

16 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

17 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

1 dia atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

1 dia atrás