Apesar da Prefeitura da Serra garantir que realiza limpeza das praias diariamente, moradores de diversos balneários estão denunciando a prática de churrasco em locais onde existe restinga e mais do que isso, a sujeira deixada por estas pessoas na região onde fazem seus encontros.
A restinga é um rico ambiente com fauna e flora própria e variada e protege quando a maré sobe e evita que avance sobre as casas, segura uma grande parcela da areia da praia levada pelos ventos.
O TEMPO NOVO recebeu denúncia de veículos estacionados em cima da restinga em Bicanga, além da prática de churrasco nestas áreas. “O problema não é fazer churrasco é a sujeira deixa por estas pessoas nestes locais. Normalmente eles deixam restos de carvão, latas, garrafas pets e plásticos para trás”, denunciou Rosalba Benevides, moradora de Bicanga.
Em Jacaraípe, a reclamação é a mesma. O problema acontece na praia de São Francisco, que também é bastante frequentada nos finais de semana. “O local muito utilizado fica em frente ao Posto Mega. Fazem churrasco no pé das árvores, queimando parte do tronco delas. É uma região com praias lindas e mal cuidada. Fizeram o calçadão e abandonaram o resto das praias. As famílias adoram essa parte de Jacaraípe, onde ainda dá pra ter acesso à praia e, com muita sombra. O problema é a sujeira deixada por eles para trás e também o avanço por cima da restinga”, reclama Jose Sidnei Gardi Nossa.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra que disse que no último final de semana, as equipes da Secretaria de Meio Ambiente realizaram ação fiscal nos balneários do município com foco na preservação da restinga. Durante as ações, foram abordados motoristas cujos veículos estavam estacionados na área de restinga. Após a abordagem, os veículos foram retirados da restinga. As placas dos carros estão em nosso banco de dados. E, em caso de reincidência, haverá multa que pode chegar a R$ 10 mil, se a infração afetar unidades de preservação. A limpeza da praia é feita diariamente.
Disse também por meio de nota, que a Secretaria de Serviços realiza a limpeza das praias diariamente. Durante os finais de semana, a ação é intensificada, com coleta dos resíduos nas lixeiras e na faixa de areia das 7 às 17h, em todo o litoral do município.
O município afirmou ainda que há lixeiras (papeleiras e manilhas de concreto) em todo o litoral para que o frequentador não deixe resíduos jogados nas praias. Quanto ao local citado na demanda, será realizada nesta semana uma limpeza específica para a coleta dos resíduos na restinga. Nesta área há 12 lixeiras.