Categories: Meio Ambiente

Restinga e alagados devastados em Praia Mole

Por Anderson Soares

Responsável terá que recuperar o local que faz parte de área protegida. Valor da multa ainda será definido. 

Apesar da área estar embargada, homens trabalhavam no local na manhã desta terça (21). Foto: Anderson SoaresApesar da área estar embargada, homens trabalhavam no local na manhã desta terça (21). Foto: Anderson Soares
Apesar da área estar embargada, homens trabalhavam no local na manhã desta terça (21). Foto: Anderson Soares

Uma área de restinga e alagado com 2,8 mil m2 foi desmatada e aterrada dentro da Área de Proteção Ambiental Estadual de Praia Mole (Apa) em Praia de Carapebus.Segundo um morador que não quis ser identificado, o responsável pela agressão fez um muro ao redor do terreno onde houve o desmate e o aterro. A obra foi embargada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema).

Segundo a assessoria de imprensa do Iema, fiscais estiveram no local no último dia 16 de setembro e constataram a irregularidade. A assessoria informou também que o responsável foi notificado a recuperar a área.

O Iema informou ainda que o trabalho de fiscalização contou com a Polícia Militar e que a aplicação da multa será definida após a conclusão do relatório ambiental da vistoria.

O responsável pelo terreno não foi localizado pela reportagem. Apesar de a obra ter sido embargada pelo Iema, na manhã desta terça-feira (21), trabalhadores foram flagrados no local fazendo uso de enxada e picareta, ferramentas utilizadas para limpeza e escavação.

Incêndio

Dias depois da ação do Iema uma área vizinha ao terreno embargado foi incendiada. Foto: Anderson SoaresDias depois da ação do Iema uma área vizinha ao terreno embargado foi incendiada. Foto: Anderson Soares
Dias depois da ação do Iema uma área vizinha ao terreno embargado foi incendiada. Foto: Anderson Soares

Dias depois da ação do Iema e da Polícia Ambiental, uma área de restinga vizinha ao aterro embargado foi incendiada. O local também faz parte da Apa de Praia Mole. Testemunhas disseram que o fogo consumiu a vegetação que fica bem próximo à praia.

Para ajudar a combater esse tipo de prática na região, o Iema disse que fará placas sinalizando os locais protegidos. Os recursos virão de compensações ambientais de empreendimentos licenciados pelo órgão.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

“Resenha na Laje’ com copo cheio agita véspera de feriado em Jacaraípe

Uma das atrações da Resenha na Laje é o grupo Resenha do Cosvosk que terá muito pagode, samba e funk…

59 segundos atrás

Instituto Sustentabilidade Brasil abre chamada de artigos científicos para Conferência Nacional

O Instituto Sustentabilidade Brasil (ISB) iniciou da chamada de artigos científicos para a Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025, que será…

34 minutos atrás

Comunicado – 16/04/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 16-04-2025 - 2ª ediçãoBaixar

1 hora atrás

Comunicados – 16/04/2025

publicidade legal - 16-04-2025Baixar

1 hora atrás

Inauguração de nova clínica da Bluzz Saúde reúne lideranças da Serra

Riberto Araújo, Marcio Almeida, Simone Chieppe, Leonelle Lamas e Fábio Junger durante inauguração da clínica na Serra. Crédito: Divulgação A…

2 horas atrás

Confira os pontos de vendas de palmitos na Serra

Uma das épocas mais esperadas pelo capixaba chegou e, como é tradição na Semana Santa, nada como reunir a família para…

2 horas atrás