Categories: Meio Ambiente

Restinga e alagados devastados em Praia Mole

Por Anderson Soares

Responsável terá que recuperar o local que faz parte de área protegida. Valor da multa ainda será definido. 

Apesar da área estar embargada, homens trabalhavam no local na manhã desta terça (21). Foto: Anderson SoaresApesar da área estar embargada, homens trabalhavam no local na manhã desta terça (21). Foto: Anderson Soares
Apesar da área estar embargada, homens trabalhavam no local na manhã desta terça (21). Foto: Anderson Soares

Uma área de restinga e alagado com 2,8 mil m2 foi desmatada e aterrada dentro da Área de Proteção Ambiental Estadual de Praia Mole (Apa) em Praia de Carapebus.Segundo um morador que não quis ser identificado, o responsável pela agressão fez um muro ao redor do terreno onde houve o desmate e o aterro. A obra foi embargada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema).

Segundo a assessoria de imprensa do Iema, fiscais estiveram no local no último dia 16 de setembro e constataram a irregularidade. A assessoria informou também que o responsável foi notificado a recuperar a área.

O Iema informou ainda que o trabalho de fiscalização contou com a Polícia Militar e que a aplicação da multa será definida após a conclusão do relatório ambiental da vistoria.

O responsável pelo terreno não foi localizado pela reportagem. Apesar de a obra ter sido embargada pelo Iema, na manhã desta terça-feira (21), trabalhadores foram flagrados no local fazendo uso de enxada e picareta, ferramentas utilizadas para limpeza e escavação.

Incêndio

Dias depois da ação do Iema uma área vizinha ao terreno embargado foi incendiada. Foto: Anderson SoaresDias depois da ação do Iema uma área vizinha ao terreno embargado foi incendiada. Foto: Anderson Soares
Dias depois da ação do Iema uma área vizinha ao terreno embargado foi incendiada. Foto: Anderson Soares

Dias depois da ação do Iema e da Polícia Ambiental, uma área de restinga vizinha ao aterro embargado foi incendiada. O local também faz parte da Apa de Praia Mole. Testemunhas disseram que o fogo consumiu a vegetação que fica bem próximo à praia.

Para ajudar a combater esse tipo de prática na região, o Iema disse que fará placas sinalizando os locais protegidos. Os recursos virão de compensações ambientais de empreendimentos licenciados pelo órgão.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Jovem é esfaqueado e morto pelo padrasto após discussão na Serra

Crédito: Divulgação Um jovem de 23 anos morreu após ser esfaqueado pelo padrasto, de 41, durante uma briga no último…

17 minutos atrás

Adolescente sai de casa para encontrar amigas e desaparece na Serra

Ana Beatriz Lima Barbilone está desaparecida. Crédito: Divulgação A adolescente Ana Beatriz Lima Barbilone, de 17 anos, está desaparecida desde…

46 minutos atrás

Colônia de férias do Sindfer  passa por reforma e será reaberta no próximo Carnaval

Com cerca de 75% da obra já concluída, o Sindfer pretende reabrir a colônia de férias em Jacaraípe até o…

47 minutos atrás

Praia de Jacaraípe recebe ação especial contra a hipertensão arterial com atividades de saúde e esporte

Foto: Ana Paula Bonelli A Fundação iNOVA Capixaba e o Hospital Estadual Dr. Dório Silva (HDDS) promovem neste sábado (10)…

52 minutos atrás

Comunicados – 08/05/2025

publicidade legal - 08-05-2025Baixar

58 minutos atrás

Motorista do Transcol é esfaqueado por bandido dentro de ônibus na Serra

O motorista do Transcol foi esfaqueado enquanto trabalhava. Crédito: Divulgação Um motorista do Transcol foi esfaqueado durante um assalto ao…

2 horas atrás