Enquanto anuncia obra para engordar praia injetando mais areia na orla, a Prefeitura da Serra está cortando uma das principais barreiras contra a erosão marinha: a restinga. É o que está acontecendo na estreita faixa de terra que separa a rodovia ES-010 do mar entre as praias de Manguinhos e da Baleia, esta última já na região de Jacaraípe.
A ação é visível para quem passa no trecho. Tanto que, no local, antes um dos mais frondosos fragmentos de restinga urbana da Serra, agora é possível enxergar o mar. Algumas árvores até foram poupadas, mas houve corte raso, inclusive deixando o solo completamente exposto. O desmate não poupou nem mesmo algumas aroeiras, espécie típica do ambiente de restinga, considerado por lei como Área de Preservação Permanente (APP).
No entanto, também foram cortadas castanheiras, árvores que não são desse ambiente e, inclusive, podem prejudicá-lo. A reportagem esteve no local na última terça-feira (12) à tarde e conversou com as pessoas que trabalhavam no corte.
Uma delas, que não autorizou a divulgação do nome, disse que o corte está sendo feito a pedido da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
Em nota, a Semma informou que “o manejo da restinga foi autorizado pelo Idaf (Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo) e a realização do serviço está sendo monitorado pelas equipes técnicas.