A partir desta quinta-feira (18) todo o Espírito Santo entrará em quarentena durante 14 dias. A medida será estendida até o dia 31 de março e foi anunciada na tarde desta terça-feira (16) por meio de coletiva de imprensa, quando o governador Renato Casagrande explicou o que poderá funcionar neste período.
Um dos maiores locais de aglomeração de pessoas são as praias. Segundo o governador Renato Casagrande, nesta quarta-feira (17) haverá uma agenda com os prefeitos para decidir as possíveis medidas que serão adotadas.
“Não é fácil você proibir as pessoas de irem à praia, mas é possível, que a gente por exemplo, junto com os prefeitos, eles coordenando isso, a gente pode pedir que as pessoas não pratiquem esporte coletivo, que elas não tenham guarda-sol para não ficarem muito tempo na praia. Que não haja venda de bebida alcoólica na praia. Uma série de medidas que a gente pode tomar para desincentivar as pessoas de irem à praia”, disse o governador.
Casagrande chamou ainda o capixaba para a responsabilidade. “A principal medida é a consciência, é a responsabilidade. Eu repito, parece que nós estamos obrigando as pessoas a fazerem coisas ruins para elas. Nós estamos pedindo que as pessoas façam coisas boas para elas e para seus próximos. Importante que a gente faça um apelo para as pessoas ajudarem sempre, mas especialmente nestes 14 dias, para a gente reduzir a transmissão. Se não vamos ter gente morrendo nas cadeiras, na porta de um hospital. Essa é a realidade que a gente está vivendo. É preciso que as pessoas compreendam, mas de qualquer maneira estamos trabalhando com os prefeitos, para adotar medidas que possam restringir, inibir, desincentivar as pessoas de estarem indo as praias”.