Categories: Notícias

Reunião pode selar fim de UTI neonatal no Dório Silva

Manifestantes fizeram ato no último dia 27 de março, em Laranjeiras, contra a transferência do serviço para Vila Velha. Foto: Gabriel Almeida Manifestantes fizeram ato no último dia 27 de março, em Laranjeiras, contra a transferência do serviço para Vila Velha. Foto: Gabriel Almeida
Manifestantes fizeram ato no último dia 27 de março, em Laranjeiras, contra a transferência do serviço para Vila Velha. Foto: Gabriel Almeida

Por Conceição Nascimento

Na próxima quarta-feira (15) funcionários do Dório Silva, representantes sindicais e lideranças da Serra se reunirão com membros do Governo Estadual. Em pauta a polêmica transferência dos 26 leitos da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN) do Dório Silva para o Hospital Infantil de Vila Velha.

Caso o Governo não recue da mudança, que ainda não aconteceu e nem teve a data divulgada de quando ocorrerá, as entidades prometem novo protesto contra a transferência, desta vez na Assembleia Legislativa na próxima quinta-feira (16). Na data está agendada uma reunião com os deputados da Comissão de Saúde da casa, segundo informação de Jean Carlo Cassiano, coordenador da Assembleia Municipal do Orçamento (Amo).

A entidade é uma das que está contra a transferência.  “Recebemos do subsecretário estadual de Saúde, José Hermínio Ribeiro, a garantia de que nenhuma decisão será tomada enquanto não forem esgotadas todas as alternativas de diálogo”, adiantou Jean.

Dois protestos já aconteceram contra a transferência: um na última terça (07) e outro no dia 27 de março.

Deputado ataca Governo

Único deputado serrano na Assembleia Legislativa, Bruno Lamas (PSB) disse que solicitou ao Secretário de Estado de Saúde, Ricardo de Oliveira, cópia do estudo de demanda que concluiu pela transferência. O parlamentar usou a tribuna da Casa para reclamar que não obteve resposta, embora a solicitação tenha sido feita no dia 27 de março.

“A transferência chega a beirar o absurdo. Apoio as manifestações contrárias, considero um retrocesso a retirada desse benefício, que atende a crianças carentes e mães que precisam do atendimento. Fiz contato com a Casa Civil e com a direção do hospital. Solicitei, por meio da Comissão de Saúde da Assembleia, uma visita técnica ao HDS para ver de perto essa questão”, contou.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde, que até o fechamento desta edição não se pronunciou sobre o assunto.

Audiência Pública

Já a Câmara de Vereadores da Serra prepara para o próximo dia 30 uma audiência pública para discutir o assunto. O local e o horário ainda não foram divul

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Pela primeira vez, eleição no Planalto Serrano – Bloco A tem chapa única

Reunião que definiu os rumos da disputa comunitária no bairro. Crédito: Marlon Marques As eleições comunitárias do bairro Planalto Serrano…

6 minutos atrás

Comunicado – 16/04/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 16-04-2025 - 3ª ediçãoBaixar

2 horas atrás

Grupo Prime apresenta instalações da Jaecoo & Omoda no ES

Agora, em 2025, o Grupo Prime assume as operações das marcas Jaecoo e Omoda no Estado e a nova concessionária…

3 horas atrás

Sábado é dia de pagode ao ar livre no Tchau e Bença, na Serra

A noite no Tchau e Bença, na Serra, contará com apresentações de Frazão, Andin (foto) e DJ Bruninho. Crédito: Divulgação…

4 horas atrás

Serra é a 6ª do Brasil (e 1ª do ES) que mais investe em obras, escolas, saúde e infraestrutura, aponta levantamento

Em 2024, a Serra inaugurou a maior obra já construída com recursos próprios: R$ 123 milhões investidos em uma das…

4 horas atrás

Ciclo religioso de São Benedito se encerra com a derrubada dos mastros na Serra

No sábado (19), a derruba do mastro acontece em Manguinhos e Nova Almeida; já no domingo (20), a tradição segue…

5 horas atrás