Categories: Notícias

Ricardo Eletro, Eletrocity e Sipolatti são ‘os calos’ do consumidor da Serra

As três lojas com mais reclamações registradas são do setor de eletrodomésticos. Foto: Divulgação

Nesta semana o Procon da Serra divulgou a lista de empresas com mais reclamações no município no ano de 2014. A Ricardo Eletro lidera o ranking com 94 reclamações, seguida da Sipolatti, com 83, e da Eletrocity, com 82.

Segundo a assessoria do Procon, foram 10.682 reclamações, sendo 1.826 fundamentadas, a maioria no setor de eletrodoméstico com defeito. Em 499 casos não houve acordo entre as partes envolvidas e foram encaminhados à Justiça.

De acordo com o Código do Consumidor, produtos com defeito devem ser substituídos por outro em perfeitas condições de uso. O cliente pode também solicitar a devolução do valor, com juros e correção monetária, ou ainda o abatimento proporcional do preço na compra de outra mercadoria.

Na lista constam também operadoras de telefonia (Oi, GVT, Vivo, Claro); construtoras (MRV); bancos (Banestes, Bradesco, Banco do Brasil, BMG e outros) e até a Cesan e a Escelsa.

Além das reclamações fundamentadas, o órgão registrou 5.632 atendimentos preliminares em que se procurou resolver a questão por contato telefônico com a empresa. E outras 3.868 reclamações em que o órgão enviou a Carta de Informação Preliminar para as empresas, cobrando a resolução do problema.

O consumidor tem 30 dias para reclamar de problemas com produto não durável, como por exemplo, um alimento, ou ainda 90 dias, se for durável, como uma máquina de lavar.

A lei prevê ainda os casos de vício oculto, quando o defeito não é aparente na hora da compra e só se mostra depois de um tempo de uso. Nesse caso, o prazo só começa a contar a partir da constatação do defeito.

Onde reclamar

O Procon da Serra fica no Pró-Cidadão, na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5416, Portal de Jacaraípe.

Informações pelo telefone 3252 7243 ou pelo e-mail procon@serra.es.gov.br.

Confira a lista das reclamações fundamentadas.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

12 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

12 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

12 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

13 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

1 dia atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

1 dia atrás