Categories: Notícias

Ricardo Eletro, Eletrocity e Sipolatti são ‘os calos’ do consumidor da Serra

As três lojas com mais reclamações registradas são do setor de eletrodomésticos. Foto: Divulgação

Nesta semana o Procon da Serra divulgou a lista de empresas com mais reclamações no município no ano de 2014. A Ricardo Eletro lidera o ranking com 94 reclamações, seguida da Sipolatti, com 83, e da Eletrocity, com 82.

Segundo a assessoria do Procon, foram 10.682 reclamações, sendo 1.826 fundamentadas, a maioria no setor de eletrodoméstico com defeito. Em 499 casos não houve acordo entre as partes envolvidas e foram encaminhados à Justiça.

De acordo com o Código do Consumidor, produtos com defeito devem ser substituídos por outro em perfeitas condições de uso. O cliente pode também solicitar a devolução do valor, com juros e correção monetária, ou ainda o abatimento proporcional do preço na compra de outra mercadoria.

Na lista constam também operadoras de telefonia (Oi, GVT, Vivo, Claro); construtoras (MRV); bancos (Banestes, Bradesco, Banco do Brasil, BMG e outros) e até a Cesan e a Escelsa.

Além das reclamações fundamentadas, o órgão registrou 5.632 atendimentos preliminares em que se procurou resolver a questão por contato telefônico com a empresa. E outras 3.868 reclamações em que o órgão enviou a Carta de Informação Preliminar para as empresas, cobrando a resolução do problema.

O consumidor tem 30 dias para reclamar de problemas com produto não durável, como por exemplo, um alimento, ou ainda 90 dias, se for durável, como uma máquina de lavar.

A lei prevê ainda os casos de vício oculto, quando o defeito não é aparente na hora da compra e só se mostra depois de um tempo de uso. Nesse caso, o prazo só começa a contar a partir da constatação do defeito.

Onde reclamar

O Procon da Serra fica no Pró-Cidadão, na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5416, Portal de Jacaraípe.

Informações pelo telefone 3252 7243 ou pelo e-mail procon@serra.es.gov.br.

Confira a lista das reclamações fundamentadas.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

6 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

14 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

14 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

15 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

15 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

15 horas atrás