Por Thiago Albuquerque
Pela primeira vez em sua história o tradicional time do Rio Branco levanta a taça de campeão da Copa Espírito Santo. Após derrotar o Espírito Santo, por 2×0, com gols de Santiago e Ramon, além do troféu, o time Capa Preta conseguiu a vaga para a Copa Verde de 2017. O jogo aconteceu no estádio Kleber Andrade, no último sábado (29), às 16h. O público presente foi de 1.541 pessoas, em uma renda de R$ 20.500.
No primeiro jogo da final, um empate por 1×1, deixava este segundo jogo em aberto, boas chances para cada lado.
Com apenas uma derrota na competição, o time do Rio Branco, acumulou bons números na competição. Com segunda melhor campanha na primeira fase, atrás apenas do seu adversário na final o Espírito Santo, o time Capa Preta, teve também a melhor defesa, com seis gols sofridos. Além disso, também teve o time mais artilheiro, foram 24 gols, tendo um saldo positivo de 18 gols.
Com o fim da competição o calendário capixaba está quase no fim de suas atividades. Antes, vai acontecer o Torneio Seletivo para Série D, onde o campeão garante vaga para o Campeonato Brasileiro Série D de 2017. Os times que vão disputar uma vaga é o Atlético-ES, Espírito Santo, Real Noroeste e o Rio Branco.
Neste sábado (05), já acontecem os jogos de ida. Às 16h, o Atlético-ES recebe o Espírito Santo, no estádio do José Olívio Soares, em Cachoeiro de Itapemirim. Jogando uma hora depois, em Águia Branca, o Real Noroeste vai receber o time do Rio Branco, no estádio José Olímpio da Rocha. Os jogos de volta acontecem no dia 12.