Ontem (26) já fazia 21 dias que a barragem de Fundão em Mariana – MG rompeu e a lama continua descendo para o rio Doce. E não há prazo para que ela deixe de cair. Por isso não tem previsão de quando o rio e o litoral do ES ficarão limpos.
A Samarco apresentou na noite de terça (24) ao Ibama e à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), um plano de contenção. Mas não informou sobre a previsão de início e de término das obras.
A coordenadora geral de emergências ambientais do Ibama, Fernanda Cunha Pirillo, informou que o órgão já autorizou a execução do plano pela empresa, que deve ser imediato.
“Tem que ser posto em prática imediatamente, assim que as empresas tiverem condições pra reunir todos os equipamentos e as ações necessárias. Além do plano foi pedida como a recuperação da crista da barragem de Santarém, colocação de ecobags, onde o rejeito será filtrado e que também serve de amortecimento, caso haja uma nova descida de lama”, pontua.