Um incêndio de grandes proporções voltou a atingir a área de turfa aos pés do Mestre Álvaro, na região de Jardim Tropical, na Serra. E se não bastasse o tormento que a fumaça está causando na vida dos moradores de diversos bairros, o fogo está deixando as autoridades em alerta para o risco de um possível apagão na cidade.
Isso porque a região onde os incêndios estão acontecendo fica nas proximidades da Estação de Furnas, que transmite energia elétrica para diversos bairros da Serra. Imagens feitas por moradores e pela Fiscalização Ambiental da Prefeitura da Serra mostram que as chamas estão altas no local e a fumaça chega a tampar fios de altas tensão de torres.
Ao Jornal TEMPO NOVO, a EDP confirmou que há risco de interrupção do abastecimento de energia. Explicou ainda que, mesmo que o fogo não chegue perto dos cabos elétricos, postes ou torres, o calor pode danificá-los e causar a falta de energia elétrica.
Vale ressaltar que a EDP não é responsável pela fiação de onde o maior foco de incêndio está ocorrendo, no entanto, fez o alerta para outras áreas da cidade.
Onda de incêndios na Serra
A situação fica ainda mais preocupante já que nas últimas semanas, a Serra está registrando uma onda de incêndios em áreas verdes. Na maioria dos casos, os moradores ateiam fogo em uma pequena área, mas as chamas se alastram e se espalham sem controle.
Em Serra Dourada II, por exemplo, uma grande área verde foi devastada no último domingo (31). O fogo consumiu toda a vegetação nas proximidades do tobogã do bairro e, por pouco, não atingiu um material de construção.
No mesmo dia, um outro foco de incêndio foi registrado bem próximo a fiação elétrica, em Porto Canoa. Ainda nesta semana, uma outra área foi incendiada em Nova Carapina, também na Serra, e as chamas se aproximaram da unidade de saúde do bairro, sendo apagas pelos próprios populares antes da chegada do Corpo de Bombeiros.
Fogo acontece em área de difícil acesso
O incêndio na turfa é difícil de combater. O solo de turfa é formado por vegetação em decomposição e normalmente fica molhado por se tratar de área brejosa. Mas com a falta de chuva resseca e fica sujeito à combustão, que no caso do entorno do Mestre Álvaro é deflagrada após incêndios, intencionais ou não, na vegetação da superfície ou mesmo em resíduos sólidos descartados de forma irregular.
A combustão na turfa ocorre debaixo da terra e emite muito enxofre, o que agrava problemas respiratórios da população. Os incêndios na turfa viraram problema de saúde pública durante a superseca que atingiu o ES entre 2015 e 2016.
O próprio Corpo de Bombeiros admite que equipes não conseguiram acessar a área que está pegando fogo aos pés do Mestre Álvaro. O incêndio se iniciou no domingo, em Jardim Tropical, mas a equipe enviada ao local, não obteve sucesso no combate.
“Uma equipe foi encaminhada e constatou que se tratava de fogo em região alagada, com vegetação do tipo taboal. Não houve condições de combate”, diz a nota da corporação.
Serra pede atenção dos moradores e multa de até R$ 10 mil
Durante o período de estiagem, que vai até a primeira quinzena de outubro, é necessário redobrar o cuidado com as áreas de vegetação. Por isso, a Defesa Civil orienta os moradores a evitar queima de lixo, vegetação ou a criação de qualquer foco de incêndio próximo à mata; e evitar também a drenagem de áreas alagadas.
Em caso de incêndio ou de flagrante de alguma das práticas citadas, denúncias podem ser feitas ao Ciodes no 181, ou ao Corpo de Bombeiros por meio do 193.
O morador que for flagrado colocando fogo nestas áreas pode ser multado, segundo a prefeitura, em até R$ 10 mil.
Furnas alerta população da Serra
A própria Eletrobrás Furnas, que administra a estação de Jardim Tropical, está emitindo alerta alertando aos moradores sobre o risco de falta de energia por conta de incêndios. De acordo com a empresa, é necessário redobrar a atenção nesta época do ano e evitar, ao máximo, atear fogo em áreas verdes.
Veja nota da EDP na íntegra:
‘A EDP orienta que nunca faça queimadas nas proximidades ou embaixo da rede elétrica. Mesmo que o fogo não chegue perto dos cabos elétricos, postes ou torres, o calor pode danificá-los e causar a interrupção do serviço na região.
É importante destacar que, em caso de qualquer incidente na rede elétrica, os consumidores devem entrar em contato com a Distribuidora, por meio dos canais de atendimento:
- Site www.edp.com.br
- Aplicativo EDP Online (compatível com tablets e smartphones)
- Central de Atendimento: 0800 721 0707
- WhatsApp (27) 99772-2549
- SMS para 28037 com a mensagem Sem Luz’