Estão correndo risco de morte os pedestres que utilizam a ponte Flodoaldo Borges Miguel, que liga Nova Almeida, na Serra, a Praia Grande, em Fundão. Isso porque os corrimões da ponte estão corroídos e em alguns pontos nem existem mais, o que facilita quedas, uma vez que a ponte, que está na rodovia ES 010, é muito movimentada por moradores e veículos.
A maior preocupação de quem mora na região é com as crianças. “Estou com muito medo de passar por ali. Primeiro porque o corrimão que já é baixo e onde ainda tem, está corroído pela maresia. Qualquer pessoa pode cair dentro do rio Reis Magos a qualquer momento. Para piorar crianças e adolescentes costumam circular por ali. Está muito perigoso”, afirma a moradora de Nova Almeida, Débora Vitória.
Outro morador do bairro que também reclama do problema é Saulo Alves. “Os corrimões estão todos corroídos e o ideal seria trocar toda essa estrutura que é muito antiga”, disse o popular que costuma passar pela ponte.
Sebastião Silva, morador de Praia Grande, utiliza a ponte diariamente e também reclama da situação. “Já vi pessoas se machucarem ao passar pelo local e espero que o responsável resolva esse problema o mais rápido possível”, disse.
Municipalização
A reportagem questionou o Departamento de Estradas e Rodagens (DER-ES) se existe uma previsão de quando os reparos serão realizados na ponte, mas o órgão se limitou a dizer que as equipes responsáveis pela conservação estão se programando para a execução do serviço.
Na última teça (19) houve reunião na sede do DER com o prefeito Audifax Barcelos (Rede) para tratar da municipalização da ES 010 no trecho entre Jacaraípe e Nova Almeida, que inclui a ponte.
No encontro o DER pediu para a prefeitura apresentar condicionantes para o acordo. Audifax então pediu que o órgão revitalize a ponte. O DER ficou de avaliar o pedido e deve voltar a se reunir com o mandatário do município nas próximas semanas.