O pré-candidato a prefeito da Serra pelo PT, o ex-deputado Prof. Roberto Carlos, foi a Brasília esta semana para articular nacionalmente sua campanha municipal. Ele se encontrou com o senador Humberto Costa, coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do PT, ferramenta criada pelo partido para organizar e estruturar a sigla nas eleições deste ano. A reunião, intermediada pelo senador Fabiano Contarato, teve como objetivo posicionar a Serra entre as cidades prioritárias do PT no país.
O PT da Serra já declarou que o ex-deputado conseguiu unificar as diferentes correntes internas do partido e foi escolhido como pré-candidato pela maioria. Assim, com as condições favoráveis em âmbito local, Roberto Carlos se direcionou ao PT nacional em busca de criar musculatura. “A reunião com o senador Humberto Costa, membro do GTE nacional, foi produtiva”, e ele acrescentou: “A Serra ganhou destaque”. Questionado sobre o que significaria especificamente “ganhar destaque”, Roberto respondeu: “Vim buscar apoio para a campanha na Serra, com a presença de figuras de peso do PT nacional”.
Na prática, o ex-deputado aspira a ser o “candidato do Presidente Lula na Serra”. Se conseguir convencer o PT nacional da importância de priorizar o município nos planos eleitorais do partido, a Serra entrará em um ciclo de visitas de figuras nacionais do PT, incluindo o próprio presidente Lula, o que pode reforçar expressivamente a pré-campanha e a subsequente campanha eleitoral de Roberto Carlos.
Ficou claro que, entre as estratégias do ex-deputado, está sua relação com o senador Fabiano Contarato, que atua como articulador nacional, inserindo-o nos círculos mais influentes da hierarquia partidária. Roberto Carlos também mencionou que “Humberto Costa garantiu apoio à nossa candidatura na Serra”. Assim, ele recebeu sinal verde do órgão oficial do PT na articulação eleitoral nacional e deve intensificar seus movimentos na Serra, confiante de que o partido o manterá na disputa, independentemente das negociações entre siglas aliadas e até mesmo dentro do próprio PT, uma vez que muitos interesses intermunicipais podem ser conflitantes.
s conseguiu criar um grupo conciso. Ainda há dúvidas quanto a relação do PT com o PDT, do prefeito Sergio Vidigal, que pode não digerir bem uma candidatura no campo progressista, já que em tese, conflitaria com alguns de seus eleitores. Conforme a pré-camnpanha for se desenvolvendo, as coisas irão ficar mais claras, mas é certo que a ida de Roberrto Carlos à Brasília é um, fator que confere mais blindagem e fortalecimento aos planos do petista.
Roberto Carlos é uma figura política bem conhecida na cidade, tendo sido vereador e deputado estadual. Também concorreu ao Governo do Estado na eleição de 2014. A influência da polarização nacional entre a direita bolsonarista e a esquerda lulista deve ser um fator determinante para engajar e envolver o eleitor serrano na plataforma de campanha, tanto do PT quanto do PL, que recentemente anunciou a pré-campanha do vereador bolsonarista, Igor Elson.
Esse é o motivo pelo qual Roberto Carlos buscou articulação em Brasília, pois a presença de lideranças nacionais pode intensificar ainda mais a polarização no âmbito local, conferindo maior competitividade aos candidatos a prefeito.
Persistem dúvidas também quanto à relação do PT com o PDT do prefeito Sergio Vidigal, que pode reagir negativamente a uma candidatura do campo progressista, uma vez que, em teoria, isso poderia conflitar com parte de seu eleitorado. À medida que a pré-campanha avançar, as situações deverão se esclarecer, mas é certo que a viagem de Roberto Carlos a Brasília é um fator que confere maior proteção e reforço aos planos do petista.
publicidade legal - 16-01-2025 - 2ª ediçãoBaixar
A Serra está em festa com o sucesso de um de seus filhos. Elvis Vittorio, de 26 anos, criado em…
Foto: divulgação A Van da Boa Energia da EP vai circular por mais quatro bairros da Grande Vitória, ainda no…
O Procon promoverá a primeira ação nos bairros da Serra no ano de 2025. Na próxima sexta-feira (17), as equipes…
A novidade fica por conta da rodada de degustação de petiscos, exclusiva para esta quinta-feira, das 18h às 21h, ao…
Agora, com o aplicativo Colab, é possível registrar denúncias relacionadas a distribuidoras de bebidas que não seguem os parâmetros da…