Nesta semana na Expolar, feira de Móveis e Decoração, no Pavilhão de Carapina, uma situação constrangedora envolveu a secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Sandra Gomes. É que o deputado estadual Bruno Lamas (PSB) tem um espaço na feira e o cedeu a artesãos da Serra, o que revoltou Sandra. Isso porque, esses artesãos também vinham participando de outros eventos por intermédio da secretária, que desceu do salto e rodou a baiana. Discussões ásperas e palavras de baixo calão foram ouvidas. Será que esse ciúme de Sandra teria a ver com a eleição de 2018, quando ela e Lamas devem brigar por vaga na Assembleia Legislativa?
Briguinha manjada
Falando em eleição, com a proximidade da disputa de 2018, a rixa entre Audifax e Vidigal vai novamente ficando escancarada. Estão em curso várias eleições comunitárias pelos bairros que vêm registrando chapas acirradíssimas. Muitas delas formadas por membros ligados ao prefeito Audifax e ao ex, e atual deputado federal, Sérgio Vidigal. Um exemplo disso é a eleição de Vista da Serra II, na região da Sede. Outra questão será a instalação da AMO, entidade que articula o Orçamento Participativo. Os dois grupos opostos já se movimentam e devem bater chapa.
Zanga de vereador
Vem causando muita discórdia entre os vereadores o projeto de lei que pode revogar a PPP da Cesan na Serra. Isso porque, nesta semana um grupo seleto de 9 parlamentares fez uma visitinha à sede da Cesan, e uma foto da reunião acabou vazando na internet. Isso deixou os outros vereadores bem zangados, já que 20 deles assinaram o projeto de lei. Segundo consta, até ameaças entre os parlamentares ocorreu. Pelo visto estão todos querendo contribuir para resolver este problema.
Busca interior
Após sofrer vários reveses este ano, o governador Paulo Hartung (PMDB) partiu de vez para o interior do Estado. As agendas do governador estão sendo quase todas em municípios de fora da Grande Vitória. Hartung vem aparando as arestas e demarcando território pelos municípios, o que para muitos, é um sinal de que o governador pode ser candidato à reeleição. Pessoas que acompanham Hartung nestas movimentações têm relatado a intensidade com a qual o governador tem falado em público.
Pague um, leve dois
Marcada para setembro deste ano, as eleições internas do PPS da Serra vêm esquentando o partido. Isso porque, diferente de várias legendas, o regulamento do PPS prevê um mandato de quatro anos para o novo presidente. Logo, abarcaria as eleições de 2018 e 2020. Os nomes que vêm despontando são de três professores: Léo Gomes, Renato Ribeiro e Tião Nascimento. Porém, este último, segundo informações de bastidores, estaria “flertando” com o PSB.
Piol pro Gandini
Também corre por fora no PPS, Franz Rupert, nome escalado pelo secretário de Vitória, Fabrício Gandini. Franz seria os olhos e ouvidos de Gandini, que quer manter o controle do PPS da Serra no sentido de formar apoio na cidade para as eleições de 2018, onde Gandini deve ser candidato a deputado estadual. Lembrando que o atual presidente do PPS, João Batista Piol e Fabrício Gandini não se bicam há tempos e a própria presença de Franz seria para limitar os movimentos de Piol.