De acordo com o Sindirodoviários, paralisação seria por conta da circulação dos ônibus com ar-condicionado que não possuem cabine para cobradores
A briga entre o Sindicato dos Rodoviários e o Governo do Estado por conta dos novos ônibus do sistema Transcol que irão circular sem cobradores está longe de acabar. Após realizar uma assembleia, a categoria decidiu que caso os novos coletivos entrem em circulação, será feita uma greve “em todo o sistema”. O Sindirodoviários afirma que a medida de retirar os cobradores irá gerar desemprego.
A assembleia com os rodoviários foi realizada na última terça-feira (6), onde os trabalhadores autorizaram o sindicato a realizar uma greve por conta da retirada dos cobradores caso as negociações com o Governo do Estado não avancem e os postos de trabalho sejam extintos. “A assembleia participativa foi convocada pelo sindicato para dar prosseguimento à campanha de defesa dos postos de trabalho dos cobradores”, afirma o Sindirodoviários.
Em junho, o Governo do Estado anunciou os novos ônibus com ar-condicionado e sem a cabine dos cobradores, até o momento, foram entregues 20 destes novos veículos, mas nenhum deles está em circulação. Após a entrega dos ônibus, o Sindirodoviários já tinha prometido uma greve contra a mudança, o que até agora não se concretizou. De acordo com o sindicato, a mudança do Governo do Estado irá desempregar cerca de quatro mil trabalhadores.
Vale destacar que o Sindirodoviários fez três manifestações em junho, mas a circulação dos coletivos não foi prejudicada. Os protestos foram realizados na Avenida Vitória, na capital capixaba.
> Assaltos dentro do Terminal de Laranjeiras assustam usuários do Transcol
O TEMPO NOVO acionou o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) , que lamentou a decisão do Sindirodoviários. Por meio de nota, disse ainda que as empresas firmaram um compromisso com a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) de manter os empregos dos trabalhadores, com a recolocação dos cobradores em outras funções.
“Entendemos que, gradativamente, o Cartão GV trará novos passageiros para o sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana, gerando assim novas vagas de emprego. Destacamos que as empresas operadoras se comprometeram a incentivar seus funcionários a participarem de cursos de requalificação profissional, com o objetivo de ocupação de outras atividades, como motorista, mecânico, eletricista, entre outros”, disse o GVBus.
“Estado já está comprometido para manter os empregos”, diz Semobi
A reportagem acionou a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) que garantiu que “não haverá demissões”. O órgão informou que o Governo do Estado já está comprometido em atuar junto as empresas para manter o empregos de todos os trabalhadores do sistema. “A Semobi esclarece que não haverá demissão por conta dos novos coletivos e que vem realizando reuniões semanais com a categoria. A secretaria destaca ainda que a cobrança exclusivamente por meio do CartãoGV visa trazer mais agilidade no embarque e mais segurança, já que retira o dinheiro do ônibus, além da possibilidade de integração”, disse por meio de nota.
A Semobi ainda informou em razão da implantação do CartãoGV, haverá maior oferta de emprego no Sistema. “Isso vai permitir que os profissionais que atuam como cobradores atualmente dentro coletivos passem a exercer novas funções, até mesmo fora dos coletivos. As empresas operadoras vão incentivar os funcionários para que participem de cursos de requalificação, por meio de parcerias com o Sest Senat, para aprimoramento profissional e aperfeiçoamento para novas atividades como motorista, mecânico, eletricista, entre outros”.
Novos ônibus
Os coletivos com ar-condicionado que foram lançados no mês passado não terão a cabine para os cobradores. Com isso, somente passageiros que tiverem o cartão de bilhetagem eletrônica poderão utilizar os novos ônibus, já que não será permitido o pagamento da tarifa em dinheiro.
No dia 26 de junho, o governador Renato Casagrande, juntamente com o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, e o diretor-presidente da Ceturb-ES, Raphael Trés, apresentaram os novos coletivos e entregaram 20 ônibus. A previsão é que até o final do ano sejam 100 ônibus com ar-condicionado.
Os coletivos iniciais irão operar nas linhas troncais – que fazem a viagem de terminal a terminal – e a meta é que até 2022 sejam 600 ônibus com ar-condicionado. O Governo do Estado ainda não divulgou quais a linhas serão contempladas com a novidade.
Os ônibus com ar-condicionado, assim como a implantação de wi-fi nos coletivos, faz parte do pacote de medidas que Casagrande prometeu no início do ano como a “recuperação do sistema” Transcol, que é alvo de muitas reclamações por parte dos capixabas que precisam utilizar o transporte público para se locomoverem: calor, insegurança e superlotação são algumas das queixas dos usuários.
Veja a postagem do Sindirodoviários em sua rede social:
Câmara da Serra, em Serra Sede. Foto: Arquivo TN Enquanto aguardam o início do ano legislativo, vereadores da Serra já…
O guindaste tombou durante sua operação dentro da área da Vale, no Porto de Tubarão. Crédito: Divulgação Um guindaste tombou…
A banda Cheiro Moreno e comandada pelos vocais de Bianca Vedova. Foto: Divulgação A banda Cheiro Moreno promete agitar o…
Com mais de 2 milhões de seguidores, Flávio Andradde ganhou notoriedade nacional ao ser semifinalista do Prêmio Multishow de Humor,…
A Viminas abriu 33 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade e as contratações serão imediatas na Serra.…
Momento que os criminosos rendem carro na Serra. Foto: Imagens de videomonitoramento Na tarde desta terça-feira (21), homens roubaram um…