Notícias

Rodoviários fazem protesto e impedem saída de ônibus do Transcol na Serra

Os rodoviários realizaram manifestação e impediram a saída dos ônibus do Transcol na Serra. Crédito: Arquivo Tempo Novo

O Sindicato dos Rodoviários (Sindirodoviários) promoveu uma manifestação na manhã desta quarta-feira, afetando as viagens em toda a região da Grande Vitória, inclusive na Serra. A ação consistiu em impedir a saída de ônibus sem ar-condicionado das garagens, resultando em atrasos no Sistema Transcol.

Os ônibus sem sistema de ar-condicionado são os únicos que ainda mantêm espaço para os cobradores atuarem. No entanto, segundo informações do Sindirodoviários, esses veículos estavam saindo das garagens sem a presença dos profissionais cobradores.

“Estamos fiscalizando todas as garagens em relação aos postos de trabalho dos cobradores. Há 45 dias, realizamos uma inspeção e constatamos a ausência de cobradores em alguns ônibus. Em respeito à população, limitamo-nos a fiscalizar e estabelecemos um prazo para que as empresas se adequassem. Hoje, esse prazo expirou”, declarou Marcos Alexandre, presidente do Sindirodoviários.

Conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo, a situação foi normalizada por volta das 7h30, quando a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES) anunciou que veículos de reserva foram acionados para minimizar os transtornos causados pelos atrasos matinais.

A reivindicação do Sindirodoviários teve origem na primeira semana de julho, quando várias inspeções foram realizadas nas garagens de ônibus do Sistema Transcol. Os trabalhadores alegam que um acordo anteriormente estabelecido com as empresas, para manter um cobrador em cada veículo sem ar-condicionado, não estava sendo cumprido.

A Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) informou que o acordo foi negociado entre as empresas e a categoria, sendo responsabilidade do governo do Estado, por meio da Ceturb, monitorar e fiscalizar a execução do serviço.

O acordo em questão foi firmado durante o início da pandemia da Covid-19, quando os cobradores foram temporariamente removidos dos ônibus. Nesse período, o governo capixaba passou a adotar exclusivamente o CartãoGV como meio de pagamento nos coletivos, eliminando o uso de dinheiro em espécie. O objetivo era facilitar a integração do Sistema Transcol e reduzir o risco de contaminação pela manipulação de dinheiro físico.

Após manifestações da categoria, algumas reivindicações foram atendidas e os cobradores retornaram à função, mas como “recarregadores” do CartãoGV nos ônibus sem ar-condicionado. Isso proporcionou aos passageiros mais uma alternativa para recarregar créditos nos cartões, além das opções já existentes, como rede de parceiros, autoatendimento, lojas e aplicativos.

A decisão de concentrar os cobradores nos ônibus sem ar-condicionado se deve ao programa de substituição de veículos antigos por novos ônibus equipados com ar-condicionado, implementado pelo governo do Estado. Os novos ônibus não contam com espaço para os cobradores. A Semobi informou que atualmente o Sistema Transcol opera com 1.609 ônibus, sendo que 60% deles (970 veículos) não possuem ar-condicionado.

De acordo com o Sindirodoviários, seriam necessários 970 cobradores para que nenhum veículo sem ar-condicionado circule sem a presença dos profissionais. O governo do Estado anunciou que planeja adicionar 140 novos ônibus com ar-condicionado até o final de 2023. Está prevista a chegada de mais 600 novos ônibus até 2026, com o objetivo de renovar toda a frota do Transcol até 2030.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira as condutas consideradas ilícitos eleitorais

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais de 2024, candidatos e eleitores devem estar atentos sobre o…

12 horas atrás

Comunicados – 26/09/2024 – 3ª edição

publicidade legal - 26-09-2024 - 3ª ediçãoBaixar

13 horas atrás

Câncer de mama: médica aponta 6 verdades pouco conhecidas sobre a doença

O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de…

13 horas atrás

Plantas tóxicas para cães: um guia de segurança para proteger seu amigo de quatro patas

A convivência com plantas em casa é um prazer para muitos, trazendo beleza e frescor ao ambiente. Porém, para quem…

15 horas atrás

Bolsonaro fará carreata na Serra em apoio a Igor Elson

Igor Elson tem o apoio de Bolsonaro e Magno Malta. Crédito: divulgação. O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Espírito Santo…

15 horas atrás

Manguinhos Gourmet, na Serra, terá programação musical nesta sexta-feira e sábado

Uma das atrações da noite musical do Manguinhos Gourmet, na Serra, é a banda Som de Vinil que se apresenta…

15 horas atrás