Em vigor desde o dia 27 de novembro de 2017, o estacionamento rotativo em Laranjeiras tem deixado os comerciantes com expectativa de melhora nas vendas. Isso porque, apesar de ainda não terem feito uma balanço, os donos de lojas dizem que seus clientes vêm elogiando a facilidade de encontrar vagas para estacionar o carro.
A gerente da loja Di Ragazza, Alessandra Ferro, percebeu que a mudança agradou aos clientes. “Nosso movimento não mudou, mas os clientes chegam e elogiam por acharem vaga”, aponta.
O gerente da Nonato Calçados, Fabrício Moura, também ouve elogios dos consumidores. “Ainda não tenho um parâmetro para avaliar aumento ou diminuição nas vendas. Mas vemos os clientes mais satisfeitos por encontrarem vagas, só reclamam da dificuldade em pagar. Acho que deveriam investir em mais pontos de venda dos bilhetes e reduzir o preço”, opina.
O proprietário da Doce Saber, Luiz Maiolli, também não avaliou as vendas, mas reconhece que é bom para o cliente. “Não sentimos piora, pode até ter melhorado, mas tenho observado que as pessoas têm encontrado vagas e é indiscutível que é bom para o cliente”, frisa.
Para o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas, Samuel Valle, a implantação do rotativo é um ganho para o comércio. “O rotativo é apenas uma fase do projeto para tornar Laranjeiras uma referência como centro comercial. E os comerciantes têm visto com bons olhos, pois o cliente encontra vagas. A prefeitura conseguiu criar um espaço para os ambulantes e ‘devolver’ a rua para o cliente”, avalia.
O rotativo tem 1,7 mil vagas distribuídas em 38 ruas e avenidas. Funciona das 8 às 18 h, de segunda a sexta e das 8 às 14 h aos sábados, com períodos de 30 min (R$1) há 3 horas (R$3,50). Pode ser pago em dinheiro nas lojas credenciadas ou por meio do aplicativo ‘Serra – Estacionamento Rotativo’.