Por Thiago Albuquerque
Protestos já foram feitos por moradores por conta quantidade de assaltos na região de Barcelona. Clamor às autoridades por mais segurança que, pelo jeito, pouco adiantou. Tanto que esta semana o bairro voltou a sofrer com a violência. Desta vez com uma onda de roubos a carros.
Foi o que aconteceu com o morador, Paulo Cesar Martins, quando dirigia o carro de seu pai, um Fiat Palio Attractive , cor prata, placa ODM-0671, na última terça (08). Paulo estava com sua mãe no veículo e quando chegou ao portão de casa foi rendido por bandidos que estavam à espreita atrás de um muro na esquina.
“Fiz boletim de ocorrência na última quarta (09). Falei com conhecidos que são policiais, onde me ajudaram a compartilhar o ocorrido com outros amigos em grupos de policiais. Mas até agora (ontem, 10, à tarde) não encontrei o carro”, lamenta.
Outro caso na última quarta (09) deixou uma família apreensiva. “Por volta das 08h20 da manhã minha esposa foi deixar nosso filho na casa dos avós para trabalhar. Logo os bandidos chegaram, e ainda bem que ela já tinha tirado a criança da cadeirinha. Meu filho estava passando mal, com febre de 40ºC. Com o carro, levaram junto os documentos, bolsa, e até exames do meu filho”, conta Luciano Trindade, 39 anos.
Luciano disse que o carro foi achado depois no bairro Castelândia. Documentos foram encontrados, foi levado só dinheiro. Outro morador de Barcelona que pediu para não ser identificado, disse que outros dois carros foram furtados na rua Mossoró na madrugada entre quarta (09) e quinta (10).
A assessoria de imprensa da Polícia Civil não confirma aumento de roubo de carros no bairro e orienta que as pessoas procurem a delegacia para formalizar a denúncia. Segundo a assessoria, todos os casos registrados são investigados pela Polícia Civil e a taxa de recuperação de veículos da Delegacia de Furto e Roubo de Veículos é de 70%.