Por Thiago Albuquerque
A insegurança continua assustando os moradores do bairro Barcelona na Serra. Nos últimos dias, relatos de roubos, assaltos e até arrastões. Um dos casos foi na última segunda -feira (11) quando bandidos fizeram a limpa e levaram celulares de vários alunos na porta da escola Sizenando Pechincha.
“Eu estava chegando a escola e já fui abordado. Levaram meu celular e meu dinheiro. Não tem um dia que não andamos com medo, ainda mais quando chegamos sozinho na escola”, conta, sob a condição do anonimato, uma das vítimas do arrastão.
Não existe um ponto específico do bairro que acontece os assaltos. Isso porque, os bandidos usam um método. Estar sempre em dois em uma moto, onde um desce e rouba a vítima enquanto o outro aguarda para fugir.
“Os roubos acontecem também no horário de troca de turno de policias e à noite. Na maioria das vezes as vítimas são mulheres e crianças, perto da escola é um ponto onde os bandidos fogem pela BR 101”, afirma o morador do bairro, Renato Ribeiro.
Tem uma moradora no bairro, que em poucos meses teve quatro celulares roubados. Agora ela anda com dois aparelhos, um velho para ser entregue ao bandido no intuito de esconder o novo.
O líder comunitário de Barcelona, Carlinhos Pé Sujo, diz que o bairro é bem policiado. “Criamos um grupo com os comerciantes junto ao comandante Maurício e o Tenente Madson, para ajudar a controlar a insegurança no comércio”, acrescenta.
Através da assessoria de imprensa, a Polícia Militar diz que mantém contato frequente com os representantes da comunidade de Barcelona, justamente para identificar os problemas e receber sugestões dos moradores e comerciantes. Afirmou também que é feito o policiamento ostensivo rotineiro e, em horários estratégicos, há reforço da Patrulha da Comunidade. A PM pede ajuda da população com denúncias anônimas pelo tel 181.